Temporal provocou perdas em parreirais e pomares; Secretaria de Agricultura avalia os prejuízos
A região de Forqueta, em Caxias do Sul, foi atingida por uma forte queda de granizo por volta das 4h desta sexta-feira (28), causando prejuízos significativos em áreas de fruticultura. Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) percorrem as localidades afetadas para realizar o levantamento das perdas.
De acordo com o secretário Rudimar Menegotto, as áreas mais prejudicadas incluem Forqueta Baixa, São Valentim da 2ª Légua, 3ª Légua de Caravaggio, além de pontos em Forqueta e São Brás, no distrito de Fazenda Souza. “Na 3ª Légua, ali na gruta, fez estrago bem grande, e em São Brás também, quase 100% de perda”, relata.
As culturas mais afetadas são principalmente de uva e ameixa, mas outros pomares também registram danos. Menegotto ressalta que somente na próxima semana vai ser possível dimensionar com precisão o total dos estragos provocados pelo temporal. A Secretaria segue monitorando a situação e deve divulgar um relatório consolidado assim que o levantamento for concluído.