Estrutura integra revitalização do espaço
O Monumento aos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul foi inaugurado na noite desta terça-feira (18) na Praça da Estação Férrea, em Caxias do Sul. A obra, instalada no bairro São Pelegrino, integra a primeira etapa da revitalização do espaço realizada pela prefeitura e foi entregue pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias).
A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite, do prefeito Adiló Didomenico e de representantes da comunidade italiana, como o cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, além de lideranças empresariais e comunitárias. O evento marcou também a abertura oficial do Brilha Caxias 2025.
LEIA TAMBÉM: 40 mil pessoas prestigiam o show de abertura do Brilha Caxias
Projetado pelo arquiteto e designer Renato Solio, o monumento possui 30 metros de extensão e seis metros de altura. A estrutura é formada por 150 tubos de aço, simbolizando cada ano da imigração italiana, fixados sobre uma base de concreto em formato de símbolo do infinito. Nas extremidades, estão esculturas que representam um casal de imigrantes e a sociedade contemporânea.
Segundo a CIC, o projeto recebeu apoio de famílias, empresas e instituições que tiveram seus nomes gravados na obra. Antes da inauguração, a entidade entregou medalhas aos apoiadores.
