Subprefeituras e Secretaria de Obras seguem mobilizadas em levantamento de situações e monitoramento preventivo
A Prefeitura de Caxias do Sul informou que choveu 58,2mm nas últimas 24 horas na cidade. A Defesa Civil segue em alerta e não registrou nenhuma ocorrência no período. Nenhuma família precisou ser removida das áreas de risco. Também não houve registros nossas estradas do interior. Já os bombeiros atenderam 13 chamados para remoção de árvores caídas, três doações de lonas e um deslizamento de estrutura residencial sobre veículos.
As subprefeituras do interior e as equipes técnicas da Secretaria de Obras estão percorrendo as localidades rurais para verificar possíveis danos, como alagamentos, quedas de barreiras, deslizamentos e pontos de obstrução, priorizando locais que demandem intervenções emergenciais.
No Desvio Rizzo, equipes da Subprefeitura de Desvio Rizzo realizam atendimento emergencial na rua João Paranhos da Rocha, nas proximidades da E.M.E.F. Professora Leonor Rosa. O local registrou o entupimento de uma caixa de passagem da rede pluvial, o que ocasionou o transbordamento de água e alagamento em parte da via. As equipes já atuam na desobstrução da tubulação e limpeza do sistema de drenagem, buscando restabelecer o escoamento normal e evitar novos acúmulos em caso de continuidade das chuvas.
“Desde o início desse evento climático, nossas equipes têm trabalhado de forma ininterrupta, tanto na cidade quanto no interior. Agora, neste sábado, estamos fazendo um levantamento completo das condições das vias e das redes de drenagem, para identificar onde será preciso intervir com prioridade. A meta é garantir o acesso seguro às comunidades e evitar que pequenos danos evoluam para situações mais graves”, destaca o secretário municipal de Obras, Lucas Suzin.
Em Santa Lúcia do Piaí, a ponte do CEMAPA que liga Caxias do Sul à Nova Petrópolis está sumersa devido a elevação das águas do Rio Caí.
Ao longo dos últimos dias, desde a emissão dos primeiros alertas da Defesa Civil, a SMO já vinha adotando uma série de medidas preventivas em diferentes regiões da cidade. As equipes realizaram limpezas de valas, bocas de lobo e redes de drenagem pluvial, além de promover ações de manutenção e monitoramento em pontos característicos, historicamente afetados por alagamentos ou danos estruturais durante chuvas intensas. Essas ações têm caráter proativo e preventivo, visando reduzir riscos e minimizar impactos causados pelas condições climáticas adversas.
A Prefeitura reforça que as atualizações sobre o monitoramento das chuvas e eventuais ocorrências serão divulgadas nos canais oficiais.
A SMO e a Defesa Civil Municipal seguem em plantão permanente, com equipes de prontidão.
