Lei prevê a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros nas instituições de ensino
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Antônio Prado promoveu um encontro de conscientização, capacitação e compromisso com a vida, envolvendo todos os servidores da área de educação.
O tema do encontro foi a Lei Lucas, que trata da obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros nas instituições de ensino. O evento, contou com a participação do SAMU de Antônio Prado, que realizou um treinamento prático de primeiros socorros.
Saber como agir em uma emergência pode ser a diferença entre a vida e a morte. Em situações como engasgos, paradas cardíacas, respiratórias, desmaios, cortes, queimaduras, convulsões e quedas, os primeiros minutos são cruciais. Um atendimento adequado e rápido pode salvar vidas e evitar sequelas.
Capacitar em primeiros socorros é um ato de responsabilidade e cuidado com o próximo.
Esse treinamento com o SAMU tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e da ação consciente em situação de emergência, especialmente quando envolvem crianças.
O foco é preservar vidas, evitar agravamento do quadro e promover a recuperação até que o atendimento profissional possa ser realizado.