Valor representa alta de 9,6% em relação a 2024. Clientes estão mais atentos aos preços e relataram que a percepção é dias de frio mais rigorosos
Com a chegada do inverno e as temperaturas mais baixas, há expectativa para aumento nas vendas do comércio caxiense. Segundo pesquisa realizada pela CDL Caxias, o ticket médio por consumidor poderá atingir R$ 781,23, um crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior. Os itens mais procurados incluem vestuário e acessórios (40,8%), bebidas e alimentos (18,3%) e calçados (17%).
O levantamento apontou que 47,5% dos entrevistados pretendem gastar mais em 2025, média de quatro itens por cliente, principalmente, devido ao aumento nos preços, citado por 41,6% como principal motivo. Outros 24,1% afirmaram que comprarão uma quantidade maior de itens e 18% optarão por produtos de melhor qualidade. Já entre os 12,4% que gastarão menos, 35,6% mencionaram a necessidade de reduzir despesas e 33,9% afirmaram ter menos itens para adquirir.
Quando questionados se já fizeram algo diferente por conta do inverno ou se há intenção 67,9% responderam afirmativamente, enquanto 32,1% disseram não ter essa intenção. Entre aqueles que planejam mudar a rotina, 71,7% ainda não decidiram, outros 9,7% citaram passeios e 8,2% almoços ou jantares diferenciados em restaurantes.
59,9% responderam que continuam frequentando os locais normalmente, mesmo com as baixas temperaturas. Por outro lado, 40,1% apontaram que o frio interfere na rotina e nas atividades de lazer fora de casa e, desses, 51,3% afirmaram evitar sair por causa do frio. Outros 15% procuram por serviços e formas de lazer voltados à estação, 13,8% buscam locais com comidas e bebidas típicas do inverno, 9,4% optam por alternativas como assistir filmes em casa, 5,5% delivery.
A pesquisa da CDL Caxias também revelou que 60,5% dos consumidores já adquiriram algum produto por causa do frio. Dos que responderam a pesquisa, 42,4% apontaram que as compras serão para si e 23,9% para casa ou família. Além disso, 69,3% afirmaram que o contato com os produtos em lojas físicas estimula a compra.
Entre os fatores decisivos para a escolha, o principal é a forma de pagamento (31,9%), seguida pela qualidade e diversidade dos produtos (22,3%). No caso de itens com valor mais elevado, a qualidade (49,1%) e durabilidade (25,1%) foram as mais apontadas.
Sobre o hábito de pesquisa de preços e produtos de inverno, 86,8% disseram que costumam explorar antes de comprar. Os canais mais utilizados são: visita às lojas (24,7%), sites dos estabelecimentos (20,6%), canais de pesquisa (18,8%), Instagram (9,7%), WhatsApp (7,6%), Facebook (7,3%), folhetos e cartazes (3,7%) e TV (3,0%).
No ambiente físico, o comércio de rua no centro da cidade lidera as preferências (45,4%), seguido pelos shoppings (15,1%) e lojas de bairro (14,9%). Já no comércio virtual, 10,4% apontaram a intenção de compra em negócios da cidade. Entre os meios de pagamento mais utilizados estão o cartão de crédito (30,7%), o Pix (26,1%) e o dinheiro (24,3%).