Unidade recebeu três veículos semi-blindados como parte de um investimento superior a R$ 3 milhões na renovação da frota
O 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChoque) da Brigada Militar, com sede em Caxias do Sul, recebeu na última sexta-feira (23) três novas viaturas semi-blindadas modelo Mitsubishi Pajero Sport. Os veículos serão utilizados em ações de patrulhamento e no combate à criminalidade, reforçando a atuação da unidade em toda a região da Serra Gaúcha.
Os veículos, com tração 4×4, motorização a diesel e blindagem parcial em portas e na parte frontal, oferecem maior segurança aos policiais em situações de confronto armado. Equipadas com tecnologia de ponta e estrutura adequada para operações de alta complexidade, as novas viaturas ampliam significativamente a capacidade de resposta do efetivo.
A aquisição foi viabilizada por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG-RS), iniciativa que permite que empresas do Rio Grande do Sul destinem parte do ICMS devido a investimentos em segurança pública.
Além das três Pajero já entregues, está prevista para as próximas semanas a chegada de outras sete viaturas pick-up Toyota Hilux, também semi-blindadas. Com isso, o número de novos veículos incorporados ao Batalhão em 2025 vai chegar a dez. O investimento total supera os R$ 3 milhões, com recursos obtidos exclusivamente através do PISEG, com apoio de empresas e empresários da Serra Gaúcha.
Desde sua criação, em julho de 2019, o Batalhão de Choque tem se destacado pelo constante investimento em estrutura, tecnologia e qualificação do efetivo. Nesse período, a unidade adquiriu 16 viaturas, armamentos de uso individual e coletivo — como fuzis calibre 5.56, espingardas calibre 12 e pistolas .40 —, equipamentos de proteção individual, como capacetes e escudos balísticos, além de um drone com câmera termal, utilizado em operações complexas e buscas em áreas de difícil acesso.