Solenidade ocorreu neste fim de semana
Os alunos do Colégio Cívico-Militar Tiradentes de Caxias do Sul realizaram a Formatura da Boina neste último sábado (12). Foram 82 alunos que deram mais um passo rumo a uma carreira de honra e dever. A solenidade ocorreu na Fundação Marcopolo (Rota do Sol) e reuniu policiais, entidades e familiares.
Estes alunos costumam entrar através do Ensino Médio, no 1º Ano, entre seus 14 e 15 anos, mostrando que desde cedo estão decididos a ingressar na carreira policial. “Sabemos das dificuldades que tem a Brigada Militar, a questão de coragem, porque ano passado foi difícil, tivemos várias perdas de policiais, esse ano também, e hoje você moldar um jovem a seguir essa carreira é difícil“, ressaltou o diretor do Colégio Tiradentes, Major Wagner Carvalho.
A Formatura da Boina é um motivo de grande satisfação, um rito de passagem para os alunos que ingressaram em 2025. “É um momento de coroamento dessa transição desses jovens que se apresentaram no Colégio Tiradentes da Brigada Militar. É um momento de festejo agora com os pais e com os padrinhos. Estamos muito contentes com a adesão da população, da comunidade que tem nos ajudado e acreditado nessa filosofia de estudo, de valores que o Colégio Tiradentes prepara“.
O comandante do CRPO/Serra, Coronel Ricardo Vargas, também esteve presente na formatura e enalteceu a coragem e dedicação dos formandos, além de relatar as dificuldades pelas quais irão enfrentar. “Agora eles encaram de frente os estudos, e principalmente aqui dentro da disciplina militar, que o Colégio Tiradentes também coloca para eles, cultuando sempre aqueles valores da sociedade, a fraternidade, o espírito de corpo, a solidariedade e principalmente a disciplina e a hierarquia, que são os pilares da nossa corporação. São 82 jovens que as famílias apostam e entregam para a Brigada Militar para que também o seu caráter seja lapidado, as suas forças, as suas energias sejam sempre concatenadas para o bem e isso que a comunidade precisa“.
Próximos passos no Colégio Tiradentes
O diretor Wagner Carvalho relatou que para os próximos meses a expectativa é seguir o ano letivo com qualidade e excelência. Ele também agradeceu a parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação, que é quem sede os professores do Estado, funcionários civis, merendeiras, tendo em vista que os alunos passam o dia inteiro na escola, com direito a café da manhã, almoço e café da tarde. Outro objetivo para este ano é conseguir concretizar, no segundo semestre, a cobertura do ginásio, tudo para qualificar e fornecer um bom ambiente de estudo.