Descarte irregular, feito por cima do muro, ameaça segurança das aeronaves
A Codeca retirou, nesta quarta-feira (9), 23 toneladas de lixo depositado junto a um dos muros do Aeroporto Hugo Cantergiani. O serviço mobilizou uma escavadeira hidráulica e quatro caminhões caçamba. O trabalho será concluído na manhã desta quinta-feira (10).
O descarte irregular costuma ocorrer por cima dos muros da divisa do pátio do aeroporto com o bairro Esplanada. Havia lixo doméstico, restos de caliça, móveis e até animais mortos. O lixão se formou próximo à pista de pousos e decolagens.
Os dejetos descartados no local atraem aves e animais silvestres, representando uma ameaça direta à segurança das aeronaves. Colisões com pássaros (conhecidas como bird strikes) são uma das principais causas de acidentes durante pousos e decolagens, alerta a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), à Guarda Municipal ou diretamente na administração aeroportuária, a qualquer colaborador do Aeroporto Hugo Cantergiani. Fotografias e vídeos das ações auxiliam para a identificação dos infratores e no encaminhamento à fiscalização.
1 comentário
O povo poderia fazer sua parte também. Onde tem um espaço nesta cidade, o cidadão vai lá e acha que pode colocar entulho.