Esforços devem focar na liberação das pistas e dos terminais de embarque
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado há 30 dias e só deve reabrir em dezembro, segundo a concessionária Fraport, responsável pela administração do terminal. O anúncio foi feito após uma vistoria na estrutura realizada na manhã desta segunda-feira (3).
Uma comitiva, composta pela CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, e pelo ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, visitou o aeroporto para verificar a situação e avaliar os danos. Como principal terminal do estado, o aeroporto da capital gaúcha atendia mais de 600 mil passageiros por mês e operava mais de 5.000 voos domésticos e internacionais.
Durante a visita, foi programada uma nova vistoria para julho, com o objetivo de analisar o impacto da enchente na pista de pousos e decolagens e tratar da recuperação do asfalto. Inicialmente, os esforços serão focados na liberação da pista e dos terminais de embarque. Outras estruturas do aeroporto, como lojas e restaurantes, devem ser reabertas apenas em 2025.
A concessionária contratou uma empresa para iniciar a limpeza do local, já que foi somente nesta segunda-feira que se notou o recuo das águas.