Essa quantia equivale ao custeio da alimentação dos 105 animais que estão no espaço por um período de dois anos
O Zoológico da Universidade de Caxias do Sul foi contemplado com uma verba de R$ 300 mil, repassada pelo Ministério Público (MP) a partir do encerramento de um processo por crime ambiental que resultou em indenização. Articulador do encaminhamento do montante, o promotor João Francisco Ckless Filho foi recepcionado no gabinete da reitoria pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, o chefe de Gabinete, Givanildo Garlet, a diretora da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, Carin Weirich Gallon, e o coordenador do UCS Zoo, Leandro Ribas, na última sexta-feira (28).
A doação equivale ao custeio da alimentação dos 105 animais que estão no espaço por um período de dois anos. O reitor da UCS enalteceu a ação do promotor e, ao conceder informações sobre o Zoo ao magistrado, celebrou a oportunidade de fortalecer o ambiente que, além da função de conservação ambiental, possui um caráter educativo para a comunidade. “Dispomos de um santuário com uma finalidade educacional muito forte. As escolas e a comunidade visitam o espaço gratuitamente. Além disso, também é útil para o aprendizado dos alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas”, detalha.

Enaltecendo a função do MP de atender às demandas da sociedade, o promotor afirmou que, se fosse possível, teria a intenção de realizar um aporte ainda maior. “O Ministério Público tem um olhar para essas causas. Buscamos sempre atuar de forma a melhorar a sociedade em todos os aspectos, inclusive do ponto de vista ambiental”.
O valor será concedido em três parcelas, sendo que a primeira já foi destinada. O coordenador do UCS Zoo reforça que o MP é um parceiro fundamental para a manutenção de suas atividades. A parceria foi construída a partir da iniciativa da promotora Janaína de Carli. “Em 2024 destinou R$ 330 mil, valor que foi utilizado nas obras de revitalização. O novo montante será extremamente útil para fornecer a alimentação para os animais”, explica Leandro Ribas.
Formas de ajudar
O UCS Zoo não cobra entrada dos visitantes. Para auxiliar no custeio, o espaço conta com o apadrinhamento dos recintos por empresas. Além disso, há possibilidade de doação de qualquer valor por meio da iniciativa Abrace Nosso ZOO.