Novos empreendimentos âncora e qualificação dos atrativos locais prometem impulsionar o charme e o encanto da localidade caxiense
Resgatar o charme e o encanto de um dos roteiros pioneiros do turismo gaúcho é o objetivo do Plano de Turismo de Ana Rech. A proposta foi apresentada na manhã desta quarta-feira (6), na sede da Agência Sicredi do bairro caxiense.
Como âncoras da retomada desta vocação anarrequense surgem dois grandes empreendimentos. A Vila Dei Troni irá retratar o dia a dia de uma vila do fim do Século 19, com atrações como capela, praça, coreto, barbeiro, alfaiate, salão comunitário, bodega, armazém, cantina, ordeiro, estrebaria, a casa da nona, ferraria, olaria, serraria e moinho de trigo. Já o castelo mediavel Château Lacave agora é propriedade da tradicional Casa Valduga, que pretende apostar no enoturismo.
Além disso, Ana Rech aposta no estímulo e qualificação de atrativos já existentes, como o Monumento Epopeia Imigrante, o Encanto de Natal e a Aldeia dos Presépios. Por iniciativa da Prefeitura e da comunidade, o Presépio de Rolhas volta à origem, depois de ser transferido para a Réplica na Festa da Uva em 2016.
Outro investimento será a revitalização da Avenida Rio Branco. Essas iniciativas se somam a vários empreendimentos locais que já estão em funcionamento e à governança local, feita pelo Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar).
Ana Rech é o segundo plano de Turismo local elaborado em Caxias do Sul, depois de Galópolis. A metodologia privilegia o planejamento participativo e integrado, realizando a construção da análise de pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades (matriz SWOT) do bairro. Os trabalhos foram coordenados pela consultora e mestre em Turismo Ivane Fávero e viabilizados pelo Sebrae e Sicredi, com a parceria Samar, Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e outras entidades.
“Ana Rech é um roteiro de charme e de encanto, que foi o pioneiro do Turismo no Rio Grande do Sul”, destaca o secretário municipal de Turismo, Ricardo Daneluz.