Lotes com rótulos doados de adegas particulares e vinícolas recebem lances online até quarta (15)
Os apreciadores de vinho que queiram contribuir no auxílio às vítimas das chuvas e enchentes do Rio Grande do Sul podem participar de um leilão beneficente que deve ofertar vinhos brasileiros icônicos e raros mantidos, até esse momento, como tesouros particulares.
A ação é coordenada pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) e por Cristiano Escola Leilões que está disponibilizando lotes de rótulos especiais em um pregão online com os valores arrecadados revertidos à causa humanitária. A primeira etapa da ação terá abertura das propostas concluídas às 19h30min desta quarta-feira (15). Uma segunda etapa está programada para ocorrer no dia 8 de junho.
A diretoria da ABS-RS acionou colecionadores, enófilos e vinicultores brasileiros que garimparam suas adegas e colocaram algumas de suas preciosidades à serviço da solidariedade. Até quarta, o primeiro grupo dessas joias está disponível para receber lances no site Cristiano Escola Leilões (clique aqui para participar).
“Ficamos surpresos, pois as pessoas e as vinícolas doaram vinhos de alto valor, seja no sentido financeiro como emocional. Muitos estão colocando à disposição itens de suas adegas particulares em prol de uma causa maior. Não são apenas vinhos raros, são valiosos, são importantes. E isso é muito bonito”, relata o diretor de relações institucionais da ABS-RS e vice-presidente da ABS Brasil, Júlio César Kunz.
Todo o valor obtido nos arremates será repassado diretamente a duas instituições que atuam na linha de frente de suporte aos afetados pela situação enfrentada pelo povo gaúcho: o Rotary Rio Grande do Sul, que engloba cinco distritos de atuação da instituição no estado, e a iniciativa Unidos por Bento, que reúne mais de 20 entidades de Bento Gonçalves e que deve ter os valores arrecadados duplicados pelo banco Sicredi.
Nessa primeira etapa serão disponibilizadas 43 garrafas generosamente encaminhadas por seus proprietários para a ação. Há itens históricos e raríssimos, como uma garrafa da safra 1965, considerada como um dos pontos altos dos lotes oferecidos. Há ainda kits para degustação vertical (unidades do mesmo rótulo, porém de safras diferentes) de castas emblemáticas, combinações de vinhos representativos de uma determinada região, assim como exemplares dos primeiros produtos elaborados por vinícolas importantes e outros de safras consideradas de excelência.
Essas preciosidades estão distribuídas em 21 lotes, disponíveis para lances online a partir de R$ 200. A expectativa da ABS-RS para essa primeira fase do leilão é levantar aproximadamente R$ 20 mil.
“Teremos vinhos que não estão à venda. Alguns tivemos dificuldade em valorar porque são únicos. Estamos colocando os lances iniciais abaixo do que seria o projetado pelo mercado. Mas acreditamos que a disputa por eles será acirrada tanto pela raridade dos itens em si quanto pela causa que representam”, ressalta a presidente da ABS-RS, Caroline Dani.