Objeto foi recomprado por R$ 50 em uma reciclagem, mas está danificado
Um castiçal centenário, parte do acervo histórico da Catedral Santa Teresa D’Ávila, em Caxias do Sul, foi furtado na tarde desta terça-feira (7). Feito de alumínio fundido, o item possui cerca de um metro e meio de altura e pesa 17 quilos. O furto ocorreu por volta das 13h30min.
Imagens de câmeras de segurança (veja o vídeo abaixo) mostram o suspeito saindo tranquilamente da Catedral, carregando o castiçal debaixo do braço. Segundo o pároco, padre Volnei Vanassi, o homem atravessou o centro da cidade sem ser abordado e vendeu o objeto em uma reciclagem por uma quantia insignificante.
Cerca de uma hora depois, o castiçal foi localizado, mas já estava em cerca de 20 pedaços. Para recuperá-lo, o padre pagou R$ 50. “Está bem comprometido, faltam algumas pequenas peças, precisa reconstruir todo ele”, lamentou.
O castiçal integrava um conjunto de seis peças que adornavam o altar lateral onde fica exposto um crucifixo. Como medida de segurança, a administração da Catedral decidiu retirar temporariamente todos os castiçais e objetos sacros móveis, mantendo apenas peças fixas para evitar novos furtos.
O caso foi registrado na Polícia Civil.