Edson Néspolo foi o primeiro a participar da série de conversas com os candidatos a vice na eleição municipal
A Rádio Solaris FM 99.1 iniciou nesta segunda-feira (2), a série de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito de Caxias do Sul na eleição municipal de outubro. O primeiro convidado foi o candidato Edson Néspolo (União Brasil), vice na chapa de Adiló Didomenico (PSDB).
Na conversa, Néspolo falou sobre o apoio oferecido ao atual prefeito e candidato à reeleição, além de tratar do seu papel se eleito como vice-prefeito, defender políticas públicas de redução de impostos, a redução da máquina pública e a criação da Secretaria de Zeladoria para cuidar da cidade.
Na semana passada, os quatro candidatos a prefeito também participaram de entrevistas no estúdio da emissora, em Caxias.
Assista a entrevista do candidato a vice-prefeito Edson Néspolo (União Brasil):
Migração do PDT para o União Brasil
Néspolo detalhou sua decisão de se filiar ao União Brasil, após um período de reflexão política. Segundo ele, a escolha pelo partido se deu por acreditar que “extremos não fazem bem para composição nenhuma” e que tanto Caxias do Sul quanto o Brasil precisam de “união, estabilidade e serenidade”. Néspolo ainda criticou o cenário polarizado do país, afirmando que “parece que quem tá na extrema-esquerda acha que quem tá na direita não presta, e vice-versa”. Para ele, o União Brasil representa uma força política moderada e viável, que pode contribuir para um ambiente mais equilibrado.
Compromisso e apoio ao prefeito Adiló
Ao falar sobre seu papel como vice-prefeito, Néspolo enfatizou que sua trajetória política foi marcada pela lealdade. “O prefeito Adiló tem uma certeza: o Edson Néspolo é uma pessoa leal, leal ao município, leal ao prefeito, sabe respeitar a hierarquia”, afirmou. Ele destacou a importância de respeitar a autoridade do prefeito e de estar à disposição para colaborar, especialmente em áreas nas quais possui experiência, como turismo e gestão de projetos. Néspolo também se mostrou disposto a coordenar iniciativas, como a questão da Maesa e o desenvolvimento do turismo, que ele considera áreas chave para o crescimento de Caxias nos próximos anos.
Planos para revitalizar o turismo em Caxias do Sul e Secretaria de Zeladoria Pública
Néspolo demonstrou otimismo em relação ao futuro do turismo em Caxias do Sul, destacando sua experiência e contatos como fatores que podem alavancar o setor. “Eu quero uma Caxias ao lado do prefeito Adiló, que ela esteja bonita, que ela esteja florida”, disse. Ele também mencionou o potencial da região para o ecoturismo e o enoturismo, áreas que estão em crescimento global e que, segundo ele, “não podem ser desperdiçadas”. Como parte desse esforço, Néspolo propôs a criação da Secretaria de Zeladoria Pública, uma medida que, segundo ele, é essencial para garantir que Caxias do Sul seja bem-cuidada em todos os aspectos. “A gestão moderna que nós estamos pregando é que a gente crie a Secretaria da Zeladoria, que é para hoje ter um cuidado melhor da cidade, e nisso eu quero ajudar demais o prefeito Adiló” explicou. A nova secretaria seria responsável por áreas como a manutenção das ruas, calçadas e espaços públicos, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e tornando a cidade mais atraente para o turismo.
PPP e o futuro do Parque da Festa da Uva
Néspolo defendeu a implementação de Parcerias Público-Privadas (PPP) para o Parque da Festa da Uva, argumentando que essa é a melhor forma de garantir os investimentos necessários para a revitalização do espaço. “O parque em si, eu defendo que ele seja público, mas que para fazer melhorias, a prefeitura não vai ter recurso. Nós temos que fazer PPP”, afirmou. Ele ressaltou a importância de envolver entidades como CIC e CDL, para fortalecer o parque e atrair novos eventos, tanto na área cultural quanto de negócios. Sobre a Festa da Uva, Néspolo, que presidiu a festa em duas ocasiões, garantiu que estará ao lado do presidente escolhido pelo prefeito Adiló, com o objetivo de “fazer de novo uma comissão bacana, bem representativa da cidade.”
Apoio às empresas e política de incentivo fiscal
Ele também destacou a redução de impostos promovida pela administração, que beneficiou setores como tecnologia e inovação. Segundo Néspolo, essa política permitiu que empresas, que anteriormente emitiam notas fiscais em outros estados, voltassem a contribuir em Caxias do Sul, fortalecendo a economia local. “A política do prefeito Adiló de diminuir impostos é muito boa”, concluiu.