Executivo explica necessidade para deslocamentos ao interior
Após questionamentos na Sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Caxias do Sul explicou a compra de uma caminhonete Chevrolet Trailblazer High Country 4×4, adquirida por R$ 401 mil para o gabinete do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
O vereador Cláudio Libardi (PCdoB) criticou o modelo escolhido e os valores envolvidos, sugerindo que a locação seria uma alternativa mais econômica. Ele destacou que, apesar de compreender a necessidade de veículos maiores para segurança, o custo da compra e da manutenção do veículo supera em muito a despesa mensal de um aluguel. “O problema não é ter ou não ter, mas a fila das prioridades. Se tivesse dinheiro sobrando, poderia até andar de helicóptero. Mas, no meu entender, essa caminhonete deveria ser alugada”, afirmou.
A vereadora Daiane Mello (PL) também questionou a aquisição e ressaltou que a prefeitura precisa avaliar melhor suas prioridades antes de alegar falta de recursos para outras áreas.
Em resposta à reportagem da Rádio Solaris FM 99.1, o chefe de gabinete Roneide Dornelles, justificou a compra afirmando que o atual veículo oficial, um Chevrolet Cruze, não atende às necessidades de deslocamentos frequentes ao interior, especialmente em áreas afetadas por enchentes e deslizamentos. Segundo Dornelles, a caminhonete foi adquirida com recursos do último leilão eletrônico de bens inservíveis, realizado em 21 de maio de 2025, que arrecadou R$ 1.263.750,00. A legislação municipal permite que esses valores sejam aplicados apenas na compra de veículos e equipamentos. Além dela, outras picapes foram compradas.
O Executivo afirmou que o veículo garante maior segurança ao prefeito e à equipe durante visitas a obras e ações no interior do município. A caminhonete deve ser entregue em breve à Prefeitura. O Chevrolet Cruze, atualmente no gabinete do prefeito, vai seguir à disposição do Executivo.