Atendimento nas UPAs e vacinação foram o temas tratados
A atual crise da saúde pública em Caxias do Sul, com superlotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), permeou o discurso do grande expediente do vereador Renato de Oliveira (PCdoB), na sessão ordinária da Câmara desta quarta-feira (31).
Diante da atual superlotação das UPAs Zona Norte e Central, o vereador apresentou, em seu pronunciamento, a necessidade da ampliação dos horários de atendimentos, nas unidades básicas de saúde (UBSs). Ele considera necessária a abertura delas, em finais de semana. Segundo Renato, atualmente, o município conta com 49 UBS, que atendem das 7h30min às 16h30min. Ele explicou que esse período de funcionamento não garante as necessidades de uma parcela da população.
Outra necessidade, apresentada pelo parlamentar, foi a ampliação da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que teve início no dia 10 de abril, com encerramento hoje, 31 de maio. Porém, devido à baixa adesão, ainda restam doses, a serem distribuídas nas unidades de saúde.
Em aparte, o vereador Olmir Cadore (PSDB), que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, parabenizou o colega. Enfatizou a relevância do tema e a necessidade de vacinação da comunidade.
Foto: Andrielly Martins/Câmara Caxias