Estação deve ter períodos mais secos entre janeiro e fevereiro, segundo meteorologia
O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente neste domingo (21), às 12h03min, pelo horário de Brasília, e se estende até 20 de março de 2026, às 7h46min. A estação deve ser marcada por volumes de chuva abaixo da média histórica no Rio Grande do Sul, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro.
De acordo com o meteorologista Flávio Varone, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o início do verão ainda deve ser influenciado por maior umidade. O final de dezembro deve registrar muita nebulosidade e pancadas de chuva em diversas regiões do Estado.
Esse cenário tende a mudar ao longo do verão. A partir de janeiro, a tendência é de redução gradual das precipitações, embora o mês ainda apresente chuvas relativamente bem distribuídas. Mesmo com volumes abaixo da média, a expectativa é de que não haja falta significativa de umidade.
Já fevereiro deve concentrar o período mais seco da estação. A previsão indica intervalos de estiagem de 15 a 20 dias em algumas regiões. As chuvas devem ocorrer de forma mais espaçada ao longo do mês. No final do verão, a partir do fim de fevereiro e durante março, a tendência é de retorno de chuvas mais expressivas em todo o Estado.
Em relação às temperaturas, os termômetros devem marcar máximas acima dos 30 graus na maior parte dos dias. Não são esperadas ondas de calor prolongadas, embora episódios pontuais com temperaturas próximas dos 40 graus possam ocorrer por dois ou três dias.
Foto: Depositphotos