Ticket médio permaneceu estável em R$ 506 por consumidor
O comércio caxiense registrou uma retração de 4,1% nas vendas de Natal em 2024, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul. A redução foi atribuída, em parte, ao feriado no meio da semana, que incentivou viagens e diminuiu o fluxo de consumidores nas lojas próximo da data.
Outro fator apontado pelos lojistas foi a perda do poder aquisitivo da população, agravada pelo aumento da inflação. Essa situação resultou em escolhas mais modestas, com a preferência por presentes simbólicos e itens de menor valor. O ticket médio atingiu R$ 506,32 no Natal de 2024, mantendo-se estável em relação a 2023, quando foi de R$ 501,84.
Embora tenha havido redução nas vendas, 67,3% dos lojistas consideraram que as negociações foram iguais (39,8%) ou melhores (27,5%) que no ano anterior. Para os 32,7% restantes, as vendas foram avaliadas como piores em comparação a 2023. A pesquisa incluiu estabelecimentos de sete segmentos varejistas: bebidas e alimentos, brinquedos, cosméticos, eletrodomésticos e eletrônicos, joias e relógios, utensílios domésticos e vestuário e calçados.
De acordo com os lojistas, 45,9% dos consumidores realizaram suas compras na última semana antes do Natal, 27% nos 15 dias que antecederam a data e 8,2% no início de dezembro. Quanto aos meios de pagamento, 32% das transações foram feitas via Pix, 27,7% em dinheiro e 25,5% com cartão de crédito.
Participação digital
Pouco mais de 15% das vendas ocorreram por meios digitais. Os aplicativos de mensagens, como WhatsApp, lideraram entre os canais utilizados, com 39,2% de participação, seguidos pelo Instagram (23,5%) e sites próprios das lojas (19,6%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, trazendo um panorama abrangente sobre o desempenho do comércio local no Natal de 2024.