As placas indicando a proibição de banho, caça e pesca no local haviam sido instaladas ainda na sexta-feira (13)
Instaladas na última sexta-feira (13) no entorno do Complexo Dal Bó, no bairro Fátima, placas de aviso sobre a proibição da natação, caça e pesca no local foram depredadas em Caxias do Sul. Além disso, os vândalos também quebraram parte das cercas de cimento que contornam a represa para dar acesso à área de conservação da barragem.
Os atos de vandalismo foram verificados pela Guarda Municipal, que frequentemente faz rondas pelo local com o objetivo principal de orientar as pessoas.
Vale destacar que os atos de vandalismo geram despesas consideráveis não só ao Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) , mas também à população, já que se trata do patrimônio público.

Operação Verão Seguro
Durante a semana entre os dias 09 e 16 de janeiro, 75 pessoas foram orientadas pela Guarda Municipal (GM) nas represas de Caxias do Sul. Devido ao clima nublado e chuvoso dos últimos dias, o número é consideravelmente menor que o da semana anterior, que registrou 430 abordagens. Ao todo, a Operação Verão Seguro já registra 883 ocorrências.
Visando prevenir afogamentos e fiscalizar atividades proibidas, essa edição da Operação Verão Seguro tem intensificado as rondas nas cinco barragens do Município, com foco no Complexo Dal Bó (Fátima) e na Maestra (Santa Fé), locais mais procurados pelas pessoas.
A Operação Verão Seguro segue até 20 de março.
Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.