Sete crianças estavam a bordo de uma Fiat Ducato que foi recolhida pela Fiscalização
A Fiscalização de Trânsito flagrou mais uma van que funcionava de forma clandestina em Caxias do Sul. A Ducato, que não estava adesivada corretamente para fazer transporte escolar, foi abordada nas imediações da E.M.E.F. Jardelino Ramos, no bairro Presidente Vargas. Sete crianças estavam dentro do veículo que possuía diversas irregularidades.
Na verificação externa da van, foi notado que a lataria estava amassada e que os faróis estavam soltos, podendo cair a qualquer instante. Internamente, a van não apresentava a segurança que as crianças necessitam. Os cintos de segurança estavam inoperantes e eram afivelados com prego e parafuso. Os bancos estavam rasgados e parte do forro do teto havia caído. As travas das portas do veículo também estavam com o metal aparente, o que pode causar sérios ferimentos.
Os servidores acionaram um outro transportador regularmente cadastrado para o transporte das crianças até as suas respectivas escolas. O condutor do veículo irregular foi autuado e a van removida para um depósito credenciado do Detran/RS.
Regras para fazer transporte escolar
A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) ressalta que os veículos utilizados para transporte escolar devem estar cadastrados junto ao setor de Cadastro da secretaria, com todas as certidões aprovadas pelo poder público. O condutor ainda precisará ter o Curso de Transporte Escolar e a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “D” ou “E”, com a observação “Exerce Atividade Remunerada”.
Em caso de dúvidas sobre a situação cadastral dos transportadores escolares, interessados podem ter acesso à listagem atualizada das empresas cadastradas por meio do site da Prefeitura de Caxias do Sul, na aba da SMTTM.