Unidade passa a contar com duas equipes de Saúde da Família e mais profissionais, beneficiando mais de seis mil usuários
A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Leopoldo agora conta com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família. O posto recebeu reforço de médico e enfermeiro, ambos com 40 horas semanais, além de técnicos de enfermagem e agentes comunitários. A ampliação beneficia os 6.187 usuários cadastrados e novos moradores do território.
A unidade também dispõe de médicos de apoio — clínicos gerais, ginecologista, pediatra — e aguarda a nomeação de um novo dentista após aposentadoria do profissional anterior.
Segundo a diretora da Atenção Primária, Juliana Argenta Calloni, o reforço das equipes fortalece ações de promoção e prevenção em saúde. O secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, destaca que a Atenção Primária é essencial para prevenir doenças e reduzir a demanda por atendimentos mais complexos.
O gerente da UBS, Janerson Fábio Prestes, afirma que a ampliação garante atendimento nos turnos da manhã e da tarde e fortalece os vínculos com os usuários.
A Estratégia de Saúde da Família é responsável por ações individuais e coletivas, como consultas, vacinação, procedimentos, visitas domiciliares e atividades comunitárias, integrando cuidados e vigilância em saúde no território.