Em caso de necessidade, população poderá apertar em um botão para pedir ajuda das forças de segurança
Torres de monitoramento foram instaladas em três estações do transporte coletivo de Caxias do Sul. Quem aguarda pelos ônibus da Visate ou mesmo passa caminhando pelas paradas do Pompéia, Ópera e Bento já conta com o novo mecanismo de segurança. Cada torre tem seis câmeras de monitoramento, com possibilidade de identificação facial, ligadas 24 horas ao Centro Integrado de Operações (CIOp).
De acordo com a Prefeitura, o cidadão tem o contato direto com o CIOp acionando um botão instalado na torre, em caso de necessidade de atendimento. Por exemplo, em caso de um situação suspeita de assalto, basta apertar o botão e aguardar pelo atendimento das forças de segurança que devem se deslocar até o local.
O investimento do município nestes equipamentos é de R$ 6 mil mensais (prestação do serviço). Cada estação conta ainda com quatro câmeras avulsas cada uma, vinculadas também ao sistema de monitoramento e cercamento eletrônico da cidade.
As estações foram lavadas pelas equipes da Codeca nos últimos dias para receber as novas torres. Também foram higienizadas as estações Catedral, Praça da Bandeira e Ópera (Dr. Montaury).
O planejamento de segurança nas estações do transporte coletivo do município também beneficia os usuários das EPIs Imigrante e Floresta. Cada Estação Principal de Integração (EPI) possui duas torres, também com botão que aciona o CIOp. Além do contato por voz com os servidores, as torres de segurança possuem câmeras de vigilância e gravam imagens 24 horas por dia. As EPIs também contam com câmeras de segurança avulsas. Todas funcionam 24 horas por dia, gravam as imagens e estão conectadas com o CIOp. Ao todo, 24 câmeras estão instaladas nas duas EPIs.
1 comentário
Excelente iniciativa. Vamos aguardar que a população saiba respeitar estes equipamentos.