Os vestidos serão utilizados oficialmente na primeira Noite Italiana que acontece neste sábado (15), no Centro de Eventos
Os trajes oficiais das soberanas de Antônio Prado, rainha Lais Chiarello Fantin e princesas Kátia Muniz Simioni e Paola Forini Magnabosco, foram apresentados ao público em um evento realizado na noite de quarta-feira (12).
Os vestidos foram desenhados pelo designer de moda, Leonardo Ziliotto, confeccionados pelo Atelier Cozzire, com elementos feitos pelas artesãs do município, Lurdes Michelon, Marli e Giselle Brusamarello Corso. “Foi uma grande responsabilidade, mas também a realização de um sonho pessoal e profissional. Os vestidos seguem a temática da nova marca turística e possuem como elementos o macramê, o frivoletê e os lambrequins e muitos outros elementos que levarão Antônio Prado onde nossas soberanas forem”, comenta Leonardo Ziliotto.


As cores dos três vestidos possuem significados atrelados a história e elementos da Cidade Mais Italiana do Brasil, como o marrom/vinho brustolado no vestido da rainha que remete às madeiras das construções coloniais e aos tons terrosos presentes na arquitetura local. O vermelho patrimônio do vestido da princesa Paola que representa a energia comunitária e as celebrações típicas, expressando o calor humano e a paixão italiana.
O amarelo polenta nos detalhes dos vestidos destaca a culinária local, especialmente a polenta, como encontro entre herança europeia e brasilidade, o verde colônia do vestido da princesa Kátia reforça a relação com a natureza e o ambiente rural, presente nos vales e plantações da região. Por fim, o branco farinha de milho traz leveza e acolhimento, remetendo ao moinho e à tradição artesanal, símbolo do trabalho coletivo e da transformação que marca a cultura de Antônio Prado.

“Estamos apresentando nestes vestidos um povo e aquilo que somos. Antônio Prado possui uma história construída por muitas mãos e que atravessa gerações e permanece viva em nossa arquitetura, gastronomia, em nossa fé e festas e agora também nos trajes de nossas soberanas”, destacou o prefeito Roberto Dalle Molle.
“Entre memórias, fios e tecidos a rainha e princesas vestirão trajes inspirados na essência da nova marca turística que reflete a identidade, o símbolo, as cores e a história que representam a alma do povo pradense, salientou o secretário de Turismo Henrique Schiochet.
O vice-prefeito, Elias Zulian destacou que os vestidos refletem o orgulho de um povo que não esquece de onde veio e lembram das tradições da Cidade Mais Italiana do Brasil.
Os trajes serão utilizados oficialmente neste sábado (15), na primeira Noite Italiana que acontece no Centro de Eventos.