Vestimentas tradicionais fazem referência às rainhas Odila Zatti e Helena Robinson, bem como à princesa Henriette Vaccari
A corte da Festa Nacional da Uva 2024 já está desfilando com seus trajes oficiais. Após apresentarem os vestidos para a comunidade durante um passeio por Caxias do Sul na manhã deste sábado (18), a rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho passam a vestir as tradicionais peças, um dos principais artifícios de divulgação da Festa durante seu reinado.
Concebidos pela figurinista e pesquisadora Véra Stedile Zattera, que assina pela quarta vez a criação para o trio eleito, os trajes sustentam bordados e rendas trazendo referências de cores e inspiração em vestes oficiais de edições anteriores, simbolizando a tradicional história da Festa. Os trajes foram construídos com tecidos nobres e confeccionados pelo atelier Francine e Edite Scariott, com bordados pela Bordatex e rebordados por Marilena Adami.
O vestido oficial de Lizandra foi inspirado nas indumentárias das rainhas Odila Zatti (1934) e Helena Robinson (1961), guiado pelo uso corriqueiro do corpete, como nas roupas tradicionais da Itália Meridional, principalmente nas localidades de Palermo e na zona Central, no Lazio, em Piana dei Greci e Castel Madama. O traje oficial recebeu babados de rendas na cor branca e uma sobressaia na cor preta, a qual apresenta ramos de uvas bordados nas cores cobre e ouro, e rebordados à mão com pedrarias coloridas. O corpete é finalizado por um cinto de metal com uma fivela, fundida pela Chic Line, que reporta ao brasão utilizado no cartaz da Festa.
Já os trajes de Eduarda e Letícia homenageiam o conjunto utilizado pela princesa Henriette Vaccari (2000), estampados com elementos de cachos de uvas e suas ramagens nas saias, homenageando a própria Festa e o início do plantio das vinhas executado pelos colonos imigrantes. Ainda, foram utilizados adereços diversos, que evitaram um maior uso de bordados. A predominância da cor laranja remete à luz solar. Pela primeira vez, o vestido de uma princesa é utilizado como fonte de inspiração.
De acordo com a diretora da Comissão Social da Festa da Uva, Eloisa Tondo, a tradição da corte utilizar trajes oficiais em seus compromissos vem desde sua primeira edição, em 1933, que teve Adélia Eberle como rainha. “Os trajes oficiais simbolizam o legado da Festa. O encantamento, a magia e a tradição se unem quando a Rainha e as Princesas passam a vesti-los”, observa.
A 34ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 15 de fevereiro a 3 de março de 2024, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Com o tema “Caminhos e Lugares”, o evento faz parte das comemorações dos 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha.