As vestimentas são uma homenagem aos primeiros trajes de 1985 e possui elementos como Olho de Porão, lambrequins, crochê, frivolité, entre outros
Os trajes oficiais das soberanas de Antônio Prado foram lançados em um evento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo na Faculdade de Antônio Prado (FAP), na noite de quinta-feira(17).
Os trajes foram elaborados pela artista, Giovana Bocchese, com joias confeccionadas pelo artista, César Cony e detalhes artesanais feitos com o apoio de artesãs e costureiras locais.
As vestimentas são inspiradas nas utilizadas pelas soberanas de 1985. “Os trajes buscam valorizar a memória da primeira edição de escolha das soberanas que comemora o centenário da Imigração Italiana no município e ele reconta esta história. O processo de confecção levou cerca de 2 meses em um trabalho coletivo. Ele possui artesanato, bordados a mão e joias. São vestidos complexos em sua elaboração e por isso envolveram várias pessoas que trabalharam na confecção de nove peças que contemplam os trajes oficiais, explicou Giovana Bocchese.
O vestido da rainha foi confeccionado na cor rosa que remete à felicidade e a prosperidade com bordados de lambrequins inspirados na casa “Tergolina Rizzieri”, detalhe centralizado em crochê branco e barrado em renda guipir no acabamento da blusa e detalhes em fita de veludo.
Já os vestidos das princesas possuem um tom de azul profundo que remete a tranquilidade e a fé, com bordados de lambrequins que remetem aos da casa “Laurindo Paim Sobrinho”. Possuem frivolité branco na lateral, barrado em renda guipir no acabamento da blusa e detalhes em fita de veludo.
O traje de inverno trata-se de uma kaftan em veludo molhado nas cores rosa e azul com aplicação de chatons cristais. Possui joia em banho dourado, com pedra de zircônia em formato de “Olho de Porão” e bordados que também remetem ao elemento.
E o traje de passeio possui uma leve variação do vestido oficial, sendo mais leve, fluído e não possui a barra.
O primeiro evento oficial que as soberanas participaram utilizando os trajes foi neste sábado (19), na primeira Noite Italiana no Centro Municipal de Eventos.