O veículo foi apresentado na Fenatran, em São Paulo
A Suspensys, uma das empresas de autopeças da Randoncorp, com sede em Caxias do Sul, está presente no desenvolvimento do primeiro caminhão conceito híbrido do mercado nacional. O Meteor Hybrid é equipado com sistema de tração inteligente, desenvolvido sob medida para a infraestrutura brasileira. O veículo foi apresentado nesta segunda-feira (4/11), na Fenatran, em São Paulo, como um dos destaques do estande da Volkswagen Ônibus e Caminhões. Até agora, o e-sys, como a tecnologia é conhecida, somente era usado em semirreboques.
O sistema proporciona mais capacidade de tração, pois o terceiro eixo se torna trativo, transformando o modelo em um 6×4 sempre que necessário. Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida quando o veículo-conceito traciona um reboque carregado. Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até velocidade graças a seu adicional de força trativa nas rodas.
A tecnologia também oferece sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus. O custo operacional ainda se beneficia da menor exigência do conjunto diesel e do sistema de freios. O sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações e nos locais com variações de altimetria ao longo de um trajeto, aumentando a eficiência e a quantidade armazenada na bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota.
O Meteor Hybrid com sistema de eixo auxiliar de tração agrega soluções para a eletrificação, ao mesmo tempo em que flexibiliza a necessidade de infraestrutura, já que o modelo pode rodar somente com o motor a diesel se não houver possibilidade de carregamento em viagens de longa distância ou mesmo receber uma recarga em sistema convencional. “Em um ambiente desafiador, como a logística rodoviária continental do Brasil, podemos criar, de forma colaborativa, uma solução adequada ao mercado nacional, explorando o potencial das nossas soluções de eletromobilidade para a descarbonização da cadeia de transportes e veículos pesados”, definiu Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp.
O CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, destacou que a recarga das baterias pode ser feita em menos de duas horas, o que eleva a potência do caminhão em 200 cavalos. O executivo definiu a solução como inédita de descarbonização, inteligente e sob medida para os mercados em que a infraestrutura de recarga para aplicação de longa distância é inexistente. A economia de combustível com a tecnologia é estimada entre 15% a 20%.
A partir de 2025 Volkswagen fará uma série de testes com empresas visando avaliar a tecnologia, que ainda não foi homologada. O plano é que o veículo híbrido emplaque em todos os segmentos rodoviários, desde os usados para escoamento de safra até veículos de logística de distribuição.
Veículo autônomo é preparado para ambientes controlados
Outra iniciativa pioneira da Randoncorp, também exposta na Fenatran, que segue até sexta-feira, no São Paulo Expo, é a tecnologia AT4T(Ei-tí-for-tí), sigla deAutonomous Technology For Transportation. Trata-se de um produto-conceito de tecnologia autônoma para movimentação em ambientes controlados, desenvolvida de forma exclusiva pela companhia. O projeto experimental foi anunciado para investidores em novembro de 2023 e, pela primeira vez, é apresentado ao público, junto ao estande da Randon – Vertical Montadora.
A tecnologia ei-tí-for-tí é baseada em quatro pilares fundamentais: hardwares de alto desempenho e por sistemas de percepção, de tomada de decisão e de controle. Integrados a um algoritmo patenteado, esses sistemas permitem a operação autônoma e precisa de veículos em ambientes controlados. Sensores inteligentes posicionados no veículo e tecnologias avançadas de navegação asseguram monitoramento constante do entorno, ajuste automático de velocidade e execução de movimentos precisos.
A plataforma de testes, exibida na Fenatran, tem sistema de tração 100% elétrico e foi projetada para atuar em locais de acesso restrito, como terminais portuários, aeroportos, pátios logísticos e armazéns de carga. Sua aplicação também se estende a setores como mineração e agricultura. A tecnologia é resultado de cinco anos de pesquisa desenvolvida em conjunto com o Instituto Hercílio Randon, primeira instituição brasileira de ciência e tecnologia voltada ao setor automotivo e que é mantida pela Randoncorp.
Texto: Roberto Hunoff