Entidade mostra como o setor faz parte do dia a dia das pessoas, está conectado ao futuro e busca atrair novos profissionais
Na feira que é vitrine das principais inovações do setor industrial, a Mercopar 2023, realizada no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, o Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias e Região) lançou sua campanha institucional “A indústria tá em tudo”.
A entidade que representa o setor em 17 cidades da Serra gaúcha, um dos principais polos industriais do país, pretende reforçar a importância da produção, que está presente no dia a dia das pessoas e, ao mesmo tempo permanece conectada com o futuro. Apresentada a convidados, dirigentes, empresários e imprensa no estande do Simecs no evento, a campanha busca também falar aos novos talentos que a indústria oferece diferentes possibilidades de trabalho e de carreira.
O presidente do Simecs Ubiratã Rezler, ressaltou o propósito do projeto. “Faz todo o sentido que a gente possa mostrar para as pessoas que dentro da indústria ele tem segurança do trabalho, um ambiente controlado, salário condizente e que a indústria, embora seja robusta, seja metal, é muito mais do que isso, a indústria são pessoas e sem pessoas e indústrias não há o amanhã”, afirmou. Ele citou também que para isso ocorra, o Simecs desenvolve diferentes projetos de educação, iniciativas e programas, como o LEAN, voltado à indústria 4.0, e conta com parcerias, preparando o setor para o futuro.
O vice-presidente de Relações Institucionais do Simecs, Ruben Antonio Bisi, ressaltou que a campanha destaca que a entidade está pensando no futuro. “Precisamos estar conectados com as tendências e com o que está acontecendo com o mundo, como a descarbonização, educação, inovação e tantos outros temas. Nossa campanha se conecta com tudo isso” – ressaltou, destacando que esse olhar para o futuro é valorizado pelas novas gerações. Atualmente, encontrar profissionais para o trabalho na indústria tem sido um desafio, e a campanha institucional busca, também, incentivá-los a se tornar parte da área, que, cada vez mais, agrega tecnologias.
Nesta 32ª Mercopar, o Simecs apresenta uma programação que inclui apresentação de cases e esquetes a respeito da indústria que usa a inteligência artificial sem esquecer o legado de pioneiros como Luigia Carolina Zanrosso Eberle, a Gigia Bandera. Também na noite de estreia da feira, o empresário Alex Moroni, diretor da Moferko, falou sobre a importância da participação no programa LEAN, do Simecs, que permitiu aumento de 150% no volume de entregas a partir de melhorias em processos de solda.
Além de participar das atividades no estande do Simecs, visitantes da Mercopar terão extensa agenda de palestras e encontros em quatro dias de evento. São mais de 38 mil metros quadrados de feira, que conta com cerca de 600 expositores e 285 horas de programação.