Demanda por melhorias na rodovia foi apresentada pelo deputado estadual Neri, o Carteiro
A Secretaria Estadual de Logística e Transportes confirmou que vai incluir no projeto de recuperação da Rota do Sol o estudo técnico para melhorias em sete acessos considerados críticos, localizados em Caxias do Sul e São Francisco de Paula. A solicitação foi feita pelo deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB), durante reunião com o titular da pasta, Juvir Costella, realizada nesta quarta-feira (30), em Porto Alegre.
Os trechos listados pelo parlamentar enfrentam problemas de infraestrutura, sinalização e segurança viária. Em Caxias do Sul, estão incluídos o entroncamento com a Rua Atílio Andreazza (bairro Nossa Senhora do Rosário), o acesso ao bairro Serrano, o trecho do Jardim das Hortênsias, a entrada para Santo Homo Bom e os acessos aos distritos de Vila Seca e Criúva. Já em São Francisco de Paula, o pedido contempla o acesso ao distrito de Cazuza Ferreira, na localidade de Décio Ramos.
Além disso, o deputado Neri entregou, a pedido do prefeito Adiló Didomenico, a reivindicação pela construção de uma elevada no acesso ao Desvio Rizzo, na ERS-122, bem como melhorias no trecho entre o viaduto torto e a entrada de Caxias do Sul.
A demanda foi embasada por vistorias realizadas recentemente pelo parlamentar, com base em pedidos da comunidade, empresários e usuários frequentes da rodovia. Neri encaminhou à secretaria registros visuais dos locais e solicitou intervenções como nova sinalização horizontal e vertical, instalação de trevos, rotatórias e refúgios, além de pavimentação dos acostamentos e redutores de velocidade – considerando a já prevista recuperação da pista.
Obras começam no segundo semestre com investimento de R$ 400 milhões
Segundo o secretário Juvir Costella, o projeto de recuperação integral da Rota do Sol será iniciado no segundo semestre deste ano e vai contar com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), criado com a suspensão do pagamento da dívida do Estado com a União, após as tragédias climáticas de 2023 e 2024.
O edital de contratação emergencial das empresas responsáveis pelas obras deve ser lançado ainda em maio. A estimativa de investimento é de R$ 400 milhões. “A RSC-453 está entre as prioridades do governo”, afirmou Costella.
Para Neri, o anúncio representa uma vitória importante: “Conseguimos a excelente notícia do investimento na recuperação completa da Rota do Sol pelo governo do Estado, incluindo novo recapeamento asfáltico e contenção de encostas. Esperamos que o projeto possa contemplar também os acessos. São locais em que as comunidades cresceram gerando necessidade de melhorias de tráfego, principalmente para maior segurança dos usuários”, destacou.
A reunião contou com a participação do diretor-geral do DAER, Luciano Faustino; do secretário de Planejamento de Caxias do Sul, Marcus Vinicius Caberlon; do vereador Tenente Cristiano Becker; da vereadora de São Francisco de Paula, Tayná Velho; do representante do MobiCaxias, Paulo Menzel; e do diretor de Infraestrutura da CIC Caxias do Sul, Oliver Viezzer.