Manifesto aconteceu nas garagens da prefeitura; servidores já voltaram ao trabalho após uma conversa com o vice-prefeito Marcio Rech
Funcionários públicos municipais da Secretaria de Obras de Flores da Cunha, realizaram na manhã desta segunda-feira (16), uma breve manifestação pedindo melhor reajuste nos salários. A paralização, que durou cerca de meia hora, foi realizada de maneira pacífica e ordeira, nas garagens da prefeitura, na saída para a Lagoa Bela. Todos os funcionários já tinham iniciado a jornada de trabalho por volta das 8h30min.
O vice-prefeito Marcio Rech, acompanhou a manifestação e conversou com os servidores. Marcio também está substituindo o Secretário de Obras, Lucas Carenhato, que se encontra no período de férias por 15 dias. Rech explicou que a prefeitura ofereceu aos funcionários o reajuste universal de 6%, tendo como base o 5,8% do IPCA (taxa que mede a inflação oficial), somado aos 0,2%, de ganho real.
“Enquanto gestores, é esse reajuste que a gente pode oferecer nesse momento e eles [servidores públicos] entenderam que para o momento essa é a melhor opção e, ainda assim, conseguem um ganho real arredondando para 6%”, confirmou o vice Marcio Rech, à reportagem da Rádio Solaris FM 99.1.
No entanto, os servidores solicitavam um reajuste maior, o que, segundo disse o vice-prefeito aos funcionários, é inviável neste primeiro momento. A proposta de reajuste, que deve ser protocolada na Câmara de Vereadores ainda nesta segunda, precisa ser apreciada o mais breve possível. Ou seja, tendo em vista que o prazo é curto, um estudo de viabilidade financeira de um aumento maior, não apresenta condições de ser realizado neste momento.
Marcio recorda que nos últimos dois anos, os servidores receberam aumento do vale-alimentação e, além disso, houve a implementação do vale-transporte. A administração também se comprometeu em votar, ainda no primeiro semestre do ano, a proposta que prevê a implementação da insalubridade aos funcionários. Já um possível aumento de salários, deve ser discutido na metade do ano.