Pedágio começa a ser cobrado a partir de 1º de dezembro
O secretário estadual de Parceria e Concessões do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, visitou o novo pedágio da ERS-122, entre Antônio Prado e Flores da Cunha, nesta sexta-feira (10), e elogiou a rapidez na instação do primeiro pórtico free flow do Estado. “Estou muito satisfeito com o que vi hoje e com a rapidez na instalação dos equipamentos”, disse o secretário em visita no km 108,2 da rodovia. A comitiva do governo do Estado também visitou os novos pedágios no km 151,9 da ERS-122, na Serra, e no km 6,5 da ERS-446, no Vale do Caí.
Capeluppi comentou todos os benefícios que o pórtico automático proporcionará para a comunidade: “Acompanhamos o sistema, como é a operação, como ele identifica placas, veículos e como processa a operação. Estamos focados nos benefícios como o fim das barreiras físicas, especialmente do ponto de vista da sustentabilidade. Outras vantagens desse modelo são a economia de tempo e a cobrança mais justa aos trechos percorridos, que deverá ser implementada nos próximos dois anos”.
Sob administração da Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), o pedágio em Antônio Prado deve entrar em operação a partir de dezembro. A tarifa será de R$ 8,30, o mesmo valor já aplicado atualmente na praça física da região.
Até dezembro estão previstas as montagens dos arcos dos três últimos pórticos nas rodovias administradas pela CSG, que estarão localizados no km 45,5 da ERS-122, na Serra, e nos km 30,1 da ERS-240 e km 4,6 ERS-122, no Vale do Caí. O cronograma das obras será definido conforme as condições climáticas.
O secretário de Parceria e Concessões do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, lembrou que a Serra Gaúcha e o Vale do Caí serão as regiões com as primeiras rodovias estaduais do Brasil que contarão com sistemas de pedágios automáticos.
Visita a obras de pavimentação nas seis rodovias
A comitiva percorreu as seis rodovias concedidas à CSG para conferir os trabalhos de reparos de pavimentação, obras de arte especiais, drenagem, faixa de domínio, sinalização, equipamentos de segurança e proteção e iluminação, conforme previstos no Programa de Exploração da Rodovia (PER) para o Bloco 3.
No mês de setembro, foram concluídos os primeiros 40 quilômetros de recuperação da pavimentação asfáltica na ERS-122, entre os km 126 e 168, trecho que faz parte dos municípios de Antônio Prado, Ipê e Campestre da Serra, na região da Serra Gaúcha. A rodovia também recebeu melhorias de drenagem, limpeza da vegetação na faixa de domínio, sinalização horizontal e vertical.
Na BRS-470 foram concluídos 13 quilômetros, entre o km 220 (entroncamento de acesso ao Vale dos Vinhedos), em Bento Gonçalves, até o km 233, entre Garibaldi e Carlos Barbosa.
Desde o mês de outubro, o trecho entre os km 101 e 121 da RSC-453, entre Garibaldi e Farroupilha, está em obras. Com previsão de conclusão em dezembro, além do asfalto, a CSG realizará reparos em artes especiais, drenagem, faixa de domínio, sinalização, equipamentos de segurança e proteção, e iluminação. Na sequência, serão iniciados os trabalhos na ERS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino.
Já no Vale do Caí, 21 quilômetros de pavimentação da RSC-287, em Triunfo e Montenegro, no Vale do Caí, estão em andamento e preveem reparos na drenagem, em artes especiais, faixa de domínio, além de equipamentos de segurança e proteção. Também serão efetuadas no trecho benfeitorias de iluminação. O término das atividades está previsto para o final de novembro.
Também neste mês será iniciado o restauro da pavimentação dos km 0 ao 33 da ERS-240. O trecho compreende as cidades de São Leopoldo, Portão, Capela de Santana e Montenegro.
Até o final do ano, o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, ressalta que serão concluídos os trabalhos iniciais, previstos no cronograma, com investimentos importantes nas seis rodovias, o que garantirá melhores condições de trafegabilidade, aliadas à segurança e conforto aos motoristas.
“Desde fevereiro, estamos empenhados em oferecer condições de segurança aos usuários das rodovias do Vale do Caí e da Serra Gaúcha, totalizando 271,5 km de cobertura da companhia. Focamos especialmente na recuperação da drenagem das rodovias, o que ajuda na manutenção da qualidade das pistas”, afirma.
Onde estarão os pórticos do free flow e quando iniciam as cobranças*:
- ERS-122 / km 108,2 – Em dezembro/2023
- ERS-122 / km 151,9 – Em fevereiro /2024
- ERS-446 / km 6,5 – Em fevereiro/2024
- ERS-122 / km 45,5 – Em fevereiro /2024
- ERS-240 / km 30,1 – Em fevereiro/2024
- ERS-122 / km 4,6 – Em fevereiro/2024
- A quilometragem das rodovias estão sujeita a alterações
4 comentários
Pra instalar cobrança abusiva e suspeita dos pedagios são uns leões, mas pra arrumar as estradas e estado uns gatinhos.
Concordo plenamente que se torne mais haja o pedágio mas discordo plenamente com tarifa mais justa estão apenas pensando no lucro deles aumento que tiram pessoas tirando trabalho mão de obra deixando pessoas desempregada e pensando só em lucrar cada vez mais com esse valor sendo cobrado não há tarifa mais em conta ou barato mas sim um lucro absurdo seria uma tarifa abaixo de r$ 5 pela quantidade de pedágios Não curto trecho de quilômetros rodados estou desapontado com o meu voto
Pra fazerem pedágios é uma agilidade absurda, mas pra fazer manutenção é uma lentidão… Chega ser vergonhoso
Incrível ver o um secretário elogiando a rapidez da instalação de um pedágio, nosso país esta de mal a pior com governo que não pensa no povo .. infelizmente mais um pedágio para nós pagar e rodovia simples sem acostamento em muitos lugares.vergonha, vergonha ao governo do estado.