Por não haver casos de contaminação no município, a aplicação foi restrita aos prédios públicos
No dia 26 de abril a Secretaria Municipal da Saúde de Ipê realizou ação de dedetização na Secretaria de Obras, Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, Escola Estadual Frei Casimiro Zaffonato, Prefeitura Municipal de Ipê, Escola Municipal Sonho e Fantasia e Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.
O objetivo é prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Por não haver casos de contaminação no município, a aplicação foi restrita aos prédios públicos, sem necessidade de pulverização em vias públicas ou residências como forma de bloqueio, utilizando o produto Fluodora Fusion um pesticida específico que atua no combate ao mosquito. A aplicação foi feita em uma única parede de cada local, com altura de 1,5 metros em pontos de maior circulação de pessoas.
O produto permanece ativo por até quatro meses e elimina os mosquitos que pousam nas superfícies tratadas.
A Secretaria da Saúde reforça que a população deve seguir atenta na eliminação de criadouros do mosquito, mantendo pátios limpos e recipientes que possam acumular água sempre bem tampados ou virados para baixo.