Ambulâncias passam a operar nos bairros Desvio Rizzo e Cruzeiro
Uma parceria inédita entre o Município de Caxias do Sul, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul vai qualificar o atendimento de urgência e emergência no município. Um termo de cooperação em preparação formaliza a descentralização de duas bases operacionais do Samu Regional, instaladas nos quartéis dos Bombeiros nos bairros Desvio Rizzo e Cruzeiro.
A operação descentralizada conta com duas ambulâncias de suporte básico, em funcionamento diário, das 8h às 20h. No período noturno, as equipes de plantão do Samu mantêm o atendimento a partir da base central. A medida responde ao elevado número de ocorrências nessas regiões e reduz o tempo de resposta nos chamados de urgência e emergência.
As bases passam por adequações para atender as equipes de forma adequada, enquanto a reposição de insumos segue centralizada na base do Samu. A iniciativa amplia a cobertura assistencial e reforça a integração entre os serviços.
O secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, afirma que a descentralização atende a pedidos recorrentes da comunidade e informa que outras duas áreas do município entram em análise para ampliação do projeto. “Quando assumimos a Secretaria, recebemos do prefeito Adiló Didomenico e do vice Edson Néspolo a orientação para otimizar os serviços e melhorar o atendimento com agilidade e qualidade. A parceria com o Samu demonstra que o planejamento avança”, ressalta.
Para o diretor-geral do Samu, Durval Júnior de Oliveira, a descentralização fortalece o serviço em áreas que concentram mais de 150 mil moradores e alto volume de atendimentos. “A ação representa mais um passo na qualificação do serviço, com apoio da Secretaria e parceria fundamental do Corpo de Bombeiros”, pontua.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Julimar Fortes Pinheiro, destaca o ganho institucional e comunitário. “As ações conjuntas fortalecem as instituições e ampliam a eficiência do atendimento à comunidade de Caxias do Sul”, afirma.