Rota conta com 22 vinícolas de 12 municípios que compõem a região Nordeste da Serra Gaúcha
O Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) lançou na tarde de segunda-feira (14), na Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma nova rota de enoturismo denominada “Encosta do Vinho” que surge da união de 22 vinícolas localizadas em 12 municípios que compõem a região Nordeste da Serra Gaúcha.
A nova rota foi estruturada a partir de um estudo conduzido pela UCS e financiado com recursos da Consulta Popular, via Corede Serra, e visa explorar o potencial de cidades que ainda não têm o turismo consolidado.
A Rota é composta por três roteiros, sendo:
–Rota Raízes que contempla os municípios de Antônio Prado Ipê e Nova Roma do Sul;
–Rota Essências que contempla os municípios de Cotiporã, Fagundes Varela, Vila Flores, Veranópolis, Nova Bassano e Nova Prata;
–Rota Segredos que contempla os municípios de Guaporé, São Valentin do Sul e Serafina Corrêa.
“Uma rota pensada para valorizar não apenas o produto final, mas toda a cadeia produtiva, paisagens culturais gastronomia regional e, acima de tudo as pessoas que fazem do vinho a história e o seu legado. Cada parada na rota contará um capítulo da nossa identidade”, salienta a presidente da Associação de Enoturismo e Vitivinicultura dos Vales (Assenoviti), Sibele Camana.
Conheça mais sobre em www.encostadovinho.com.br.