Ele substitui Olir Schiavenin, que presidiu a entidade por 10 mandatos consecutivos, nos últimos 36 anos
O empresário e agricultor Ricardo Pagno, de 49 anos, assumiu na noite desta sexta-feira (28), a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua. Pagno, que foi eleito em setembro com 88% dos votos, substitui Olir Schiavenin, que comandou a entidade por dez mandatos consecutivos, nos últimos 36 anos.
A cerimônia, realizada no Salão Paroquial de Flores da Cunha, reuniu associados, membros da diretoria que encerrava o mandato, o grupo eleito e empossado, além de diversas autoridades dos dois municípios. Após a posse diretoria efetiva, suplentes e conselho fiscal, os presentes foram convidados a participar de um jantar de confraternização servido no local.
O evento começou com homenagens ao agora ex-presidente Olir. Ele recebeu uma placa comemorativa em alusão aos mais de 35 anos na diretoria, uma homenagem dos funcionários da entidade e um vídeo, com mensagens especiais de familiares e outras lideranças sindicais que acompanharam o trabalho de Schiavenin.
Em seu discurso de despedida, Olir lembrou alguns momentos vividos ao longo destas três décadas e prometeu “saio da diretoria do sindicato, mas não saio da categoria. Também vou continuar sendo sócio”, explicou ele. Além disso, o ex-presidente agradeceu a família, os associados e funcionários do sindicato pelo apoio durante todo este período.
Por fim, quem falou foi Ricardo, já como novo presidente do STR. Pagno enalteceu o trabalho de Olir, chamando-o de ‘nosso sempre presidente’ e prometeu buscar alternativas para os trabalhadores e agricultores familiares, entre elas dialogar com as empresas do ramo vinícola para buscar acordos que sejam de bom grado para ambas as partes.
“Temos que enxergar nosso vizinho como um parceiro, não como um concorrente”, avisou Ricardo. O presidente disse que buscará unir as comunidades e os agricultores, a partir do ideal de conseguir melhores oportunidades e preços de insumos para quem produz. Pagno também falou em incentivar a diversificação de culturas no interior.
CONHEÇA RICARDO PAGNO
Ricardo Pagno tem 49 anos e é descendente de uma das famílias colonizadoras de Flores da Cunha. Reside em uma propriedade rural na Capela Nossa Senhora do Carmo, onde atua como agricultor e sócio proprietário do Espaço Gastronômico Família Pagno.
O candidato faz parte da diretoria do STR há oito anos. Foi vice-presidente em um mandato e, atualmente, ocupa o cargo de segundo tesoureiro. Além disso, já foi vice-presidente setorial do Centro Empresarial de Flores da Cunha e presidente da 13º Festa Nacional da Vindima (FenaVindima), que ocorreu em 2015.
Em 2012 concorreu a vereador e recebeu 243 votos. Não foi eleito, porém, em 2015, assumiu uma cadeira como suplente. É autor do Projeto de Lei nº 048/2015, que denomina Angelo Giusti uma via pública municipal da Capela do Carmo. Giusti, que residiu na localidade, foi homenageado por ser reconhecido como autor da letra da música Mèrica, Mèrica (hino da imigração italiana).








Diretoria
Efetivos
Presidente: Ricardo Pagno
Vice-Presidente: Diana Rossi
1º Secretário: Fabiane Veadrigo
2º Secretário: Sidnei Trentin
1º Tesoureiro: Alexandre Bombardelli
2º Tesoureiro: Andrei Vezzaro
Suplentes
Luciane Lorenzet Toscan
Leandro Viasiminski
Daniel Giotti
Conselho Fiscal
Efetivos
Joel Caldart
Raquel Mascarello
Jones Ravizzoni
Suplentes
Adriane Bernardi
Vanderlei Pan
Beatriz de Cesaro