Sessão da Câmara nesta terça-feira (21) foi marcada por protestos de pais e alunos contra a decisão do Executivo
A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Caxias do Sul, presidida pelo vereador Edson da Rosa (Republicanos), realiza na próxima quinta-feira (23), a partir das 14h, uma reunião pública para discutir a decisão do Município de encerrar as turmas de 9º ano do ensino fundamental em 15 escolas municipais a partir de 2026. O encontro ocorre no Plenário da Câmara.
LEIA TAMBÉM: Reorganização escolar transfere 928 alunos da rede municipal para escolas estaduais em Caxias do Sul
A medida prevê que os estudantes sejam transferidos para escolas estaduais, em uma ação conjunta entre a Prefeitura e a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SMED), é abrir espaço para novas turmas da Educação Infantil e dos anos iniciais, níveis que enfrentam falta de vagas e salas acima da capacidade recomendada.
O anúncio da audiência foi feito durante a Sessão desta terça-feira (21), que também aprovou, por unanimidade, um requerimento de autoria coletiva, solicitando informações detalhadas sobre o processo. A sessão foi marcada por manifestações de pais, responsáveis e estudantes contrários à decisão do Executivo. Com cartazes e palavras de ordem, os participantes pediram revisão da medida e diálogo com as comunidades escolares.
A mobilização teve início na segunda-feira (20), quando cerca de 100 pessoas protestaram em frente à sede da SMED. Na ocasião, os manifestantes foram recebidos pela secretária Marta Fattori, que reafirmou à imprensa que não deve voltar atrás na decisão. A titular da pasta classificou a mudança como “necessária” para ampliar o atendimento na Educação Infantil e disse acreditar que a situação será “acomodada com o tempo e com o diálogo contínuo”.
LEIA TAMBÉM: “Muito difícil voltarmos atrás”, afirma Secretária sobre encerramento de turmas do 9º ano em Caxias
A decisão, anunciada na última sexta-feira (17), prevê a transferência de 928 alunos da rede municipal para escolas estaduais que já ofertam o Ensino Médio.