Batalhão Ambiental emitiu uma nota sobre as agressões contra homem e mulher que se aproximaram do isolamento
O aparecimento de uma onça-parda, também conhecida como leão-baio, movimentou as forças de segurança na área urbana de Vacaria nesta segunda-feira (29). Entretanto, uma briga entre policiais militares do 3º Batalhão Ambiental e um casal de moradores que se aproximou da área de isolamento gerou repercussão à parte e o caso terminou na Delegacia.
O Batalhão Ambiental emitiu uma nota de esclarecimento sobre as medidas tomadas pelos policiais para afastar um homem e uma mulher que se aproximaram da árvore aonde estava refugiado o animal. Na nota, a corporação infomou que precisou fazer o uso “moderado de força”. (leia a nota abaixo)
O caso aconteceu no bairro Jardim dos Pampas. O leão-baio foi visto em cima de uma árvore por volta das 14h, quando moradores acionaram as forças de segurança. A área foi isolada, mas mesmo assim uma mulher se aproximou do local e fez uma brincadeira com os policiais. Ela teria dito que se o animal viesse, ela iria “se defender à unha”. A brincadeira foi mal interpretada e, conforme seu relato, neste momento ela foi agredida.
Imagens de câmeras de celulares de pessoas que assistiam a cena, mostram o marido dela sendo laçado pelo instrumento que seria utilizado para a captura do animal. Após serem contidos pelos policias e outras forças de segurança, o casal foi encaminhado para atendimento na UPA. Os policiais emitiram um termo circunstanciado por desacato contra as duas pessoas.

Nota de Esclarecimento
“Nota de 30 de maio de 2023 do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar sobre ocorrência envolvendo o resgate do Puma Concolor, em Vacaria, na data de ontem, 29 de maio.
No início da tarde (29/05) as equipes do 3º BABM de Vacaria foram acionadas para averiguar a situação de uma Onça-parda, que estava em cima de uma árvore, no bairro Jardim dos Pampas.
Chegando ao local, os policiais militares do 3º BABM e do 10° BPM avistaram o felino e, de imediato, isolaram a área. É sabido que havia residências e um estabelecimento comercial na quadra que a Onça-parda estava inserida. Logo, para proteger a integridade da população e do animal, pois ele estava acuado e sentido-se ameaçado, foi proibida a circulação de pessoas no local.
Porém alguns curiosos tentaram acessar a área protegida, para fazer vídeos e lives, sendo barrados pelos policiais. Iniciou-se, neste momento, um pequeno tumulto.
Houve arremesso de pedras e xingamentos às diversas equipes que estavam no local para resolução do caso. Na tentativa de restaurar a ordem no local, os policiais militares tiveram que conter duas pessoas, necessitando de apoio de outros órgãos, devido à resistência a ação policial apresentada por àqueles.
Cabe salientar que o 3º Batalhão Ambiental obedece a normas técnicas para o uso moderado da força, instituídas e treinadas pela Brigada Militar. As duas pessoas foram contidas e os policiais militares lavraram um Termo Circunstanciado por desacato e desobediência.
Após o incidente, as equipes seguiram por mais de 11 horas, no local, quando por volta da 1h e 30 min da madrugada desta terça-feira, resgataram a Onça-parda.
Todos os procedimentos adotados na ocorrência serão analisados pelo Comando Ambiental da Brigada Militar, em procedimento próprio.
Passo Fundo, 30 de maio de 2023.”

Fotos: 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar/Divulgação