A velocidade limite é de 60 km/h
Os redutores de velocidade instalados nas avenidas Ruben Bento Alves e Bruno Segalla, em Caxias do Sul, entram em funcionamento na próxima terça-feira, dia 5 de agosto. Os 10 redutores, instalados há algum tempo, cortam o município de norte a sul, e, de acordo com a Secretaria de Trânsito, os equipamentos já são respeitados por 98% dos motoristas, que obedecem o limite de 60km/h nestas vias.
Entretanto, os outros 2% que não respeitam, passam em velocidade muito acima do permitido, colocando em risco a segurança viária, motoristas e cidadãos. “É nosso dever como estado implantarmos equipamentos visando contribuir na mudança de comportamento destes usuários que não respeitam a sinalização. O interesse do município não é arrecadar e sim conscientizar e educar estes motoristas que não respeitam as leis de trânsito“, explica o secretário adjunto da SMTTM, Alfonso Willenbring Júnior.
Os locais onde equipamentos medidores de velocidade foram instalados seguiu as determinações do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana do Município de Caxias do Sul (Planmob), aprovado pela Lei n° 9.076/2023. “Os locais foram determinados considerando o risco potencial de acidentes devido ao excesso de velocidade praticado no local, locais com recorrência de excesso de velocidade dos veículos registrados pela fiscalização de trânsito, proximidades de escolas, por exemplo, e conforme levantamentos técnicos“, explica Willenbring que acrescenta ainda que “os equipamentos permitem também realizar o cercamento eletrônico de veículos automotores na cidade por meio de câmeras dotadas de sistema de reconhecimento de caracteres (OCR) para finalidade de reconhecimento de placas (LPR), contribuindo com o aumento da segurança pública”.
Por determinação do Prefeito Adiló Didomenico, os redutores de velocidade só entrariam em funcionamento após sinalização do limite de velocidade bem visível aos motoristas. “Reforçamos a sinalização em todos dos 26 pontos onde estão os controladores. Dez entram em operação na próxima semana e os demais equipamentos instalados pelas ruas da cidade iniciam a operação dia 10 de agosto“, informa o secretário.
A classificação da via e a velocidade máxima permitida para a mesma estão de acordo com os Art. 60 e 61, respectivamente, do Código de Trânsito Brasileiro.