Frei Jaime Bettega é o idealizador do novo lar, que será moradia para 125 idosos em vulnerabilidade
O primeiro andar do prédio do Recanto da Compaixão Frei Salvador está sendo inaugurado, no final da tarde desta quarta-feira (29), em Caxias do Sul. O frei Jaime Bettega, idealizador do projeto e presidente da Associação Mão Amiga, será o responsável por fazer o descerramento da fita inaugural da obra. O novo lar de idosos fica na rua Pinheiro Machado, em São Pelegrino, local aonde funcionava a antiga sede do INPS. A atividade conta com a presença de autoridades e é aberta à comunidade.
A entrega da obra foi possível após a liberação do recurso financeiro de cerca de R$ 3 milhões do programa de incentivo fiscal, o Pró-Social, do Governo do Estado. Com a entrada financeira acelerou-se o trabalho para garantir a finalização das etapas de reforma e ampliação do prédio do antigo INSS de Caxias do Sul.
O processo de conclusão das etapas do projeto arquitetônico também recebeu forte apoio do setor privado e da comunidade com doações importantes que permitiram a colocação do telhado, incremento na instalação elétrica, instalação de elevador, caixas de abastecimento de água e colocação de placas para a captação da energia solar.
O Recanto da Compaixão será uma Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI) – moradia para 125 idosos em situação de vulnerabilidade. É o maior projeto social filantrópico do Estado do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil, neste segmento.
A casa nasce a partir da urgência em encontrar respostas para as dores de pessoas que envelhecem sem apoio da família, no contexto de abandono, pobreza e solidão de muitos idosos. No novo lar, os idosos poderão desenvolver atividades físicas e lúdicas, receber cuidados especiais, nutrição adequada e acompanhamento profissional em tempo integral. O lar desenvolverá o convívio e valorizará a individualidade de cada um.