Chico da Caixa foi deputado estadual, além de vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito de Caxias do Sul
A Reunião-Almoço da CIC Caxias, realizada nesta segunda-feira (25), contou com a participação de Francisco de Assis Spiandorello, popularmente conhecido como ‘Chico da Caixa’, é Cidadão Emérito de Caxias do Sul e um nome histórico da política e do associativismo na Serra Gaúcha.
Contabilista, administrador, advogado, professor, bancário, empreendedor e tradicionalista, Spiandorello também teve longa trajetória como deputado estadual, vereador por quatro mandatos, presidente da Câmara Municipal em três ocasiões, além de vice-prefeito, prefeito interino e secretário em diferentes administrações.
No encontro, Spiandorello compartilhou memórias de sua atuação e destacou a importância da integração regional como motor de desenvolvimento. Ele lembrou da criação do Parlamento Regional, iniciativa que buscou aproximar os municípios da Serra em torno de pautas comuns. “Nós precisamos integrar os 49 municípios da nossa região. Cada cidade tem sua especialidade e, unidas, podem formar um polo capaz de atrair indústria, comércio, serviços, turismo e comunicação”, afirmou.
Com 82 anos, Spiandorello também falou sobre o livro em fase de preparação, que deve reunir passagens de sua trajetória política e comunitária, mas que, segundo ele, busca ser um retrato coletivo. “Na realidade, eu estou contando a história da cidade, que não é só minha, é de muitos. Quero incluir todos os que participaram do processo, que fizeram muito e não tiveram a possibilidade de deixar registrado”, disse.
Em sua fala, o ex-vice-prefeito ressaltou ainda o papel da escuta e do relacionamento humano na vida pública. “Eu sempre aprendi muito com as pessoas. Cada uma, por mais humilde que seja, tem um exemplo que pode servir como lição de vida. A minha vida foi fazer com que os outros fossem o foco”, resumiu.