Entre janeiro e maio, 129 armas de fogo e 254 quilos de drogas foram retirados das ruas pela corporação
O 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Caxias do Sul apresentou nesta quinta-feira (22) os resultados operacionais de 2025 durante um café da manhã com a imprensa na sede da corporação. Com base em dados do primeiro quadrimestre e informações atualizadas até a quarta-feira (21), o comandante do Batalhão, tenente-coronel Márcio Borba Fernandes, destacou a queda nos índices criminais, o aumento nas apreensões e prisões, além do reforço em efetivo e equipamentos.
“2024 foi amplamente divulgado como o ano mais seguro da série histórica no Rio Grande do Sul, e estamos conseguindo, pelo menos nesses primeiros quatro meses, resultados muito bons”, avaliou o comandante. Entre os principais destaques, está a redução de 66% nos crimes violentos letais e intencionais, como homicídios, feminicídios e latrocínios, em comparação com o mesmo período de 2024.
A queda também se estende a outros tipos de ocorrências:
– Roubo a residência: -72%
– Roubo a pedestre: -44%
– Roubo a estabelecimento comercial: -32%
– Roubo de veículo: -33%
– Furto com arrombamento: -13%
– Furto de veículo: -3%
Além disso, desde o dia 1º de janeiro, o 12º BPM registrou 999 prisões em flagrante. No mesmo período, foram apreendidas 129 armas de fogo — aumento de 134,5% em relação a 2024 — e 254 quilos de entorpecentes, uma elevação de 362%.
Segundo o comandante, a melhora nos indicadores está ligada a uma mudança na realidade operacional da unidade. “Caxias recebeu efetivo no final do ano passado, estamos agora em via de receber as viaturas”, disse. Ao todo, 100 novos policiais foram integrados ao 12º BPM no final de 2024. “Foi um aporte que foi relevante para nós, mas nós ainda temos, a necessidade de receber sempre o aporte de mais homens e mulheres para a gente conseguir fazer mais e melhor do que já estamos fazendo”, afirmou.
No campo dos recursos materiais, o batalhão foi beneficiado com R$ 6.740.519,79 via Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), valor destinado à compra de 16 motocicletas, 15 viaturas SUV (Toyota Corolla Cross) e 8 fuzis T4 calibre 5.56 da Taurus. Das viaturas, 10 Corolla Cross serão entregues nesta sexta-feira (23), pelo governo estadual, em Porto Alegre. Também deve ser incorporada uma das duas Toyota Hilux adquiridas por meio do convênio da BM para reforço da segurança durante a Festa da Uva, na edição do ano passado.
“A nossa prioridade agora é fazer com que, chegando às viaturas e diante do efetivo que já foi aportado aqui, é melhorar o nosso atendimento ao cidadão através de uma redução do tempo de resposta do nosso [telefone de emergência] 190”, pontuou Fernandes.