Atitudes que fazem a diferença
“Nada como estar lá para saber” essa premissa do senso comum pode ser aplicada também no serviço público, e muitos servidores vão além do saber. No caso de dificuldades, eles buscam soluções. Nesta quarta-feira (25), 17 iniciativas de quem atua no serviço público de Caxias do Sul receberam destaque na 4ª edição do Prêmio “Boas Práticas no serviço público caxiense”.
“Quando encontramos pessoas comprometidas com suas atividades e com a evolução. Isso nos deixa satisfeitos, propositivos e motiva a avançar ainda mais”, destacou o secretário de Recursos Humanos e Logística, Ronaldo Boniatti.
Para Vanessa Fogaça dos Santos, “o reconhecimento para o servidor é importante, pois em seu dia a dia sempre busca aprimorar os procedimentos internos, que vão refletir diretamente na prestação de serviço ao contribuinte. O prêmio motiva a seguir nesta busca.
A valorização do trabalho individual e coletivo dos servidores municipais por meio de práticas que demonstram iniciativa, dedicação e eficiência. As ações contemplam as categorias:
:: Melhoria do atendimento ao público interno e externo;
:: Aprimoramento de processo de trabalho;
:: Gestão de pessoas;
:: Qualidade de vida do servidor;
:: Meio ambiente/sustentabilidade;
:: Economia para os cofres públicos.

Confira as iniciativas premiadas:
- Travessia Legal: trata-se de um software para ser utilizado em óculos de realidade virtual, simulando uma travessia de via, tendo como finalidade ensinar a criança a maneira correta de realizar o procedimento, sem expô-la ao risco.
- Sistema Auto Regência: uma plataforma web desenvolvida para otimizar e agilizar o processo de emissão de atestados que documentam os anos de serviço dos professores nas instituições educacionais.
- Ser no Dezenove de Abril: é uma ação de promoção ao bem-estar físico, cognitivo e afetivo dos trabalhadores da escola localizada no bairro Cidade Industrial.
- Treinamento para aprimorar o atendimento do produtor rural nas subprefeituras: trata-se de uma ação de melhoria no atendimento ao Produtor Rural. A Boa Prática é desenvolvida em conjunto com servidores das Subprefeituras do município.
- Extinção do antigo modelo de termo de ciência de débitos de imóveis: uma ação de reestudo do procedimento da ciência de débitos existentes em imóveis, quando da transmissão dos mesmos, com intuito de desburocratizar e agilizar o trabalho.
- Integração automática das inscrições das pessoas jurídicas: ação que automatizou os eventos de inscrição de novas pessoas jurídicas junto ao Cadastro Econômico Municipal, eliminando a necessidade de apresentação de formulários em papel, reduzindo o tempo de análise e retorno ao contribuinte.
- Emissão eletrônica da taxa de fiscalização anual: iniciativa motivada pela recorrente devolução de boletos impressos relativos a Taxa de Fiscalização anual. A partir do exercício de 2023 a taxa não foi enviada pelos Correios, estando disponível apenas no site oficial do Município e no aplicativo Cidadão Online – Caxias do Sul, eliminado os custos internos de conferência e impressão.
- Tempo médio de espera para atendimento durante a campanha de IPTU 2023: implementada com o intuito de reduzir o tempo médio de atendimento durante a campanha de IPTU deste ano.
- Mapeamento dos imigrantes atendidos no CIAI e descentralização dos atendimentos: trata-se de uma ação de aprimoramento para identificar o perfil dos imigrantes atendidos no CIAI, para articulação de políticas públicas e ações voltadas ao público migrante.
- Cuidando de quem educa: é uma ação que proporciona um momento de cuidado, com espaço de acolhimento e escuta aos professores da rede municipal.
- Todos somos parte: uma ação para tornar as consultas mais agradáveis. Os pacientes se sentem valorizados e felizes em retornar para a próxima consulta.
- Espaço terapêutico ao ar livre: cria um espaço de convivência ao ar livre, utilizando área da UBS Tijuca, ao qual os servidores da unidade usufruem do convívio com a natureza nos momentos de intervalo/descanso. Ainda, ocorre a promoção da utilização das ervas com uso medicinais (chás).
- Programa integrar servidores SMS: iniciada em abril de 2023 com periodicidade trimestral, trata-se de uma ação com o objetivo de promover a integração dos novos servidores à rede e capacitá-los para o desempenho profissional no SUS.
- Substituição do uso de copos descartáveis por canecas permanentes de uso individual: iniciada em 2016 até os dias atuais, trata-se de uma ação de melhoria com relação a geração de resíduos no serviço.
- Confecção de barreiras físicas para ralos: uma ação fácil de fazer, eficiente e barata que proporciona a ausência de criadouro de mosquitos, bem como o aparecimento de animais peçonhentos e sinantrópicos em nossos ambientes.
- Harmonização de acervo: melhoria no acervo de documentos funcionais de todos os servidores da Administração Direta, Indireta e do Poder Legislativo, gerando economia aos cofres públicos.
- Preparando para a aposentadoria: desenvolvida há 20 anos e neste ano está sendo realizada de maio a dezembro, Trata-se de uma ação que oferece aos servidores a oportunidade de refletir sobre a fase da aposentadoria, orientando estes, na construção de novos projetos e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.