Foram trocados 793 mil quilos de resíduos seletivos por 200 mil quilos de mantimentos, também um acréscimo de quase de 200% em comparação ao ano anterior
O Programa Troca Solidária é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, desenvolvido pela Codeca, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação da Assistência Social (FAS). Conforme as regras, cada 4 kg de resíduos seletivos equivale a 1kg de mantimentos, com limite máximo de 15 quilos por família.
Em 2022, o programa beneficiou 27 mil famílias que trocaram 793 mil kg de resíduos por 200 kg de hortifrutigranjeiros. Em comparação a 2021, o Troca ampliou os atendimentos às famílias em 237% e superou em mais de 230% a troca de resíduos por mantimentos. Em 2021, foram trocados 240 mil kg de resíduos por 61 mil kg de alimentos, beneficiando cerca de 8 mil famílias caxienses.
O programa, após uma pausa de dois anos, foi retomado em 2021 a pedido do prefeito Adiló Didomenico. Em janeiro de 2022 foi ampliado, passando a atender mais seis bairros/loteamentos da cidade. Atualmente, o Troca ocorre aos sábados nos seguintes locais: Asa do Aeroporto, Centenário, Belo Horizonte, Planalto, São Vicente, Primeiro de Maio, Kayser, Campos da Serra, Vitória, Paraíso Cristal, Portinari, Conquista, Tijuca, Serrano, Vale da Esperança/Reolon, Canyon, Fátima Baixo, Monte Carmelo, Vila Lobos, Mariani, Aeroporto, São Caetano, São Gabriel, Rosário, Diamantino, Rota Nova e Beltrão de Queiróz. Os roteiros estão no site www.codeca.com.br.
O programa Troca Solidária foi implantado na cidade em 2009. A ação além de ajudar a cuidar da limpeza da cidade (destino correto dos resíduos), oferece um complemento alimentar de qualidade à população e também visa proporcionar aos agricultores a comercialização de seus produtos. Além disso, as associações de recicladores conveniadas com o município também recebem os resíduos selecionados. Por meio desta iniciativa, todos saem ganhando: o meio ambiente, as famílias, as associações de recicladores e os agricultores locais.
Foto: Divulgação Codeca