Até o dia 31 de março, renegociações de dívidas podem ser realizadas de forma on-line no mutirão
Em ação alusiva ao mês do Consumidor, e em iniciativa conjunta entre Proconsbrasil – Associação Brasileira de Procons, Secretaria Nacional do Consumidor e Febraban, acontecerá renegociações de dívidas de forma on-line, somente na internet, por meio da plataforma de solução de conflitos: consumidor.gov.br.
De acordo com o coordenador do Procon de Caxias do Sul, Jair Zauza, esta é uma boa oportunidade para quem quer resolver pendências com os estabelecimentos comerciais. “O mutirão pela internet vai facilitar a vida do cidadão, que vai poder negociar suas dívidas e obter bons descontos e seguir com sua vida mais tranquila”, disse o coordenador.
Para participar do mutirão on-line, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Os fornecedores participantes têm o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente seus dados, como telefone e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes como bancos e instituições financeiras. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.
Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp 54 9 9929.8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.