Em três dias de operação foram abordados 25 motoristas sem o curso específico para dirigir esses veículos
Durante o feriado de carnaval, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) intensificou a fiscalização em Caxias do Sul e Vacaria, inclusive de veículos de transporte de passageiros, visando melhorar a segurança desses usuários.
O feriado também coincidiu com a Operação Colheita, que se estenderá até o mês de maio em razão da safra de maçã, que atrai milhares de trabalhadores, inclusive vindos de outros estados.
Entre 194 veículos abordados, foram flagrados 25 motoristas sem habilitação ou sem o curso específico para esse tipo de transporte, dos quais 24 em Vacaria. Ainda houve a prisão de um homem que estava foragido da justiça, visto que se tratou, também, de operação de combate ao crime.
Além dessas situações, foram flagradas inúmeras outras que colocavam o trânsito em risco, como falta de equipamentos obrigatórios e pneus em mau estado de conservação. Os passageiros foram orientados quanto à importância do correto uso do cinto de segurança nos veículos de transporte coletivo.
A multa para quem dirige veículo de transporte de passageiros sem o curso é de R$ 293,47, e é uma infração gravíssima, resultando em 7 pontos na habilitação.