Na noite de sexta-feira (26) um homem morreu em um dos pontos críticos que deve receber o equipamento
A instalação de semáforos na ERS-122 em Forqueta e na RSC-453 próximo à Fundação Marcopolo, em Caxias do Sul, foram pauta de uma reunião entre o prefeito Adiló Didomenico e o diretor do DAER, Luciano Faustino, na tarde desta segunda-feira (29). A demanda é antiga, mas é reforçada após mais uma pessoa perder a vida em um destes trechos. Na sexta-feira à noite, Marcos Roberto Lara Machado morreu ao colidir seu carro com um caminhão enquanto tentava acessar o bairro Forqueta.
Vale destacar que o município de Caxias do Sul fez um protocolo ainda em abril solicitando a autorização para instalar os conjuntos semafóricos. Os dois são pontos críticos, onde muitas pessoas morreram nos últimos anos. Além disso, recentemente, na Forqueta, a concessionária CSG fechou o acesso da Polícia Rodoviária Estadual dificultando ainda mais o retorno na rodovia e a entrada ao bairro.
O DAER, para liberar a instalação das sinaleiras, aguarda laudos técnicos da SELT e da SEPAR. Fastino prometeu retorno até esta terça, caso contrário o prefeito Adiló informou que vai determinar a instalação imediata da sinalização.
Na reunião no DAER também foi tratado sobre o acesso ao loteamento Alvorada na ERS-122 entre Caxias e Flores da Cunha (na empresa Eaton). Demanda do deputado Neri, O Carteiro, o DAER havia feito uma intervenção na pista para segurança dos motoristas ao acessar o loteamento. Entretanto, a concessionária retirou a sinalização sem avisar.
Faustino informou que irá solicitar à concessionária que recoloque a sinalização no trecho. Também aproveitou para anunciar melhorias na sinalização na Rota do Sol da saída de Caxias até Fazenda Souza e no acesso a Criúva, na Rota do Sol, em Vila Seca.