Oportunidade para apenados
A Prefeitura de Caxias do Sul e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) firmaram, nesta quarta-feira (10), uma parceria que proporciona alternativa às pessoas com penas de serviço comunitário. A proposta é que os apenados trabalhem principalmente na manutenção de áreas públicas.
O documento foi assinado através da Central Integral de Alternativas Penais (CIAP). O convênio funcionará por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A idéia é que os apenados possam ajudar, por exemplo, no plantio e manutenção de plantas e canteiros, podas de árvores, pinturas e manutenções de bancos e brinquedos, serviços de cozinha, entre outros.
Em entrevista à Rádio Solaris, o diretor da Semma, João Uez citou que muitos apenados já possuem alguma especialização ou formação escolar específica e cada indivíduo poderá ser oportunamente aproveitado. Por exemplo, pessoas com alguma formação ou experiência em computação, poderão ser encaminhados para um setor público de informática, da mesma forma pessoas com alguma formação pedagógica, poderão auxiliar em escolas.
Uez salientou a importância das pessoas que estão cumprindo pena e pagando pelos seus crimes terem uma oportunidade de se reinserirem no mercado. E para esta segunda chance, foi explanadado que é fundamental o apoio da sociedade em geral, e da iniciativa privada, para que empresas possam fazer parte da solução, e possibilitar que apenados, ou quem está no semi-aberto, tenha acesso a oportunidade de trabalho.

Fotos: Mauro Teixeira/Rádio Solaris