Entre os assuntos abordados em reunião está a remoção de algas, a colocação de peixes e a retirada dos patos – já que eles estão morrendo ao consumir lixo jogado pela comunidade
Representantes das secretarias foram convocados pelo prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico com o objetico de organizar um mutirão de melhorias nas áreas das lagoas dos bairros Desvio Rizzo e Parque Oásis. Na manhã desta terça-feira (13) com o Chefe da Casa Civil, Roneide Dorneles, o subprefeito do Desvio Rizzo, Joel Alves de Moraes, os secretários Lucas Suzin (Obras), Rodrigo Webber (Gestão Urbana), Paulo Roberto Rosa da Silva (Segurança), o secretário em exercício, Ramon Sirtoli (Meio Ambiente) e o diretor operacional da Codeca, Angelo Barcarolo.
Ficou acertado que, as duas áreas, que já receberam a roçada da Codeca e da Subprefeitura do Rizzo, terão reforço no monitoramento da Guarda Municipal, evitando depredações e pessoas usuárias de drogas. Na lagoa do Parque Oásis, as macrófitas (vegetação aquática) precisam ser removidas novamente (foi feita limpeza no final do primeiro semestre de 2025), porque causam mau cheiro com o calor. Peixes devem ser colocados no local auxiliando a manutenção dessa vegetação. Uma nova análise da água será feita pela Semmas, bem como a retirada dos patos.
“Estes animais (os patos) estão morrendo em virtude de estarem comendo resíduos, descartados irregularmente pela comunidade tanto no Parque Oásis como no Rizzo. Precisamos que a comunidade nos ajude a cuidar e os usários devem recolher seus resíduos quando vão embora. Muitos usam esses lindos espaços da cidade, mas deixam o lixo pra trás quando vão embora”, conclama o secretário em exercício do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ramon Sirtoli, coordenador desta ação.
À tarde, o Prefeito esteve na lagoa do Parque Oásis e também pediu ajuda da comunidade para cuidar do local. “Nós vamos fazer a nossa parte, mas é muito importante que a população nos ajude. Não dá para continuar vendo esse lixo dentro da lagoa. A vizinhança precisa nos ajudar a cuidar, principalmente quem são essas pessoas que jogam lixo e não tem capricho com esse lugar. Vamos juntos transformar esse espaço em mais aprazível, local de convivência das famílias, das crianças e que possamos curtir essa natureza que é tão bonita”, destacou.
