Iniciativa busca proteção contra fenômenos climáticos que afetam a produção agrícola
O prefeito de Nova Pádua Itamar Bernardi, participou na última sexta-feira (7), de uma reunião em Caxias do Sul para discutir a implantação do Projeto Antigranizo, que visa minimizar os impactos das tempestades na produção agrícola da Serra gaúcha. O encontro reuniu prefeitos e representantes de outros 16 municípios para avaliar a adesão ao projeto e discutir o investimento necessário para a implementação.
O sistema proposto prevê a instalação de 128 geradores de solo automáticos, que serão ativados sem a necessidade de intervenção humana. O objetivo é dissipar as nuvens de granizo identificadas por radares, reduzindo significativamente os prejuízos causados por esse fenômeno climático. Além da proteção à fruticultura, o sistema abrange tanto áreas rurais quanto urbanas.
Atualmente, 17 municípios já aderiram à iniciativa, com possibilidade de ampliação para 25 municípios até o início de março. A partir dessa definição, serão realizados novos cálculos para estabelecer a quantidade necessária de equipamentos e o investimento de cada município, tanto na instalação, quanto na manutenção anual do sistema.
O projeto, que vem sendo discutido desde 2024, representa uma solução para garantir maior segurança aos agricultores e reduzir os prejuízos econômicos causados pelo granizo na região.