O anúncio ocorreu na tarde desta quarta-feira (14), durante a tradicional benção de Natal na Praça Dante Alighieri
A montagem da cena que marca o nascimento do Menino Jesus será uma das grandes atrações do Natal de 2023 de Caxias do Sul. Isso porque no próximo ano os cristãos comemoram 800 anos do primeiro presépio, montado em 1223 por São Francisco de Assis, na Itália. O anúncio da novidade foi feito pelo Frei Jaime Bettega na tarde desta quarta-feira (14), durante realização da tradicional ‘Benção dos Freis Capuchinhos’ na Praça Dante Alighieri.
Segundo o Frei a congregação, em parceria com a Prefeitura, montará o presépio na Praça Dante para o próximo Natal. “Queremos celebrar os 800 anos do presépio perguntando à comunidade o que cada um gostaria de ver na montagem da cena do nascimento do Menino Jesus nos dias de hoje e, a partir da resposta, iniciaremos o projeto de montagem do presépio, com a proposta de ser itinerante”, comentou.

O prefeito Adiló Didomenico esteve presente no ato promovido pelos capuchinhos e agradeceu a disponibilidade da Congregação Franciscana para a montagem do presépio para o próximo ano. “Estamos muito gratos por essa iniciativa dos freis. Este ano preferimos investir nas pessoas para o nosso Natal. São mais de 400 artistas que foram prejudicados na pandemia e nosso espírito natalino foi o de dar condições às pessoas para terem um Natal diferente. Não investimos em enfeites, mas em pessoas. No próximo ano, o espírito natalino será o da reconstrução do presépio de São Francisco de Assis, com a cara que nossa comunidade escolher”, disse o prefeito. Após o anúncio, o prefeito, a vice-prefeita Paula Ioris, e a secretária da Saúde Daniele Meneguzi receberam a benção do frei.

A história do presépio natalino
Conta-se na tradição cristã que o primeiro presépio do mundo teria sido montado por São Francisco de Assis, em meados de 1223. O santo teria construído a representação do nascimento de Cristo em argila, na floresta da cidade de Greccio, na Itália. Lá, teria mandado transportar uma manjedoura, um boi e um burro e, assim, tentado explicar o Natal para camponeses que não tinham acesso à história do nascimento de Jesus.
O costume de montar presépios com a chegada do Natal espalhou-se pela Europa até que, em 1567, a duquesa de Amalfi mandou montar um presépio com 116 figuras, entre animais, anjos e os presentes na história bíblica, tornando a partir daí o costume de montar o presépio nesta época.