Servidores efetivos recebem dia 30; secretários e comissionados da administração direta terão os vencimentos depositados em 7 de novembro
A Prefeitura de Caxias do Sul confirmou nesta semana que o pagamento dos salários dos cargos em comissão (CCs) e secretários deve ser feito apenas no dia 7 de novembro, em função da insuficiência financeira do município.
A secretária de Administração, Tecnologia e Inovação, Grégora Fortuna dos Passos, informou que os servidores efetivos devem receber normalmente no dia 30 de outubro, enquanto os comissionados da administração direta, incluindo o prefeito Adiló Didomenico e o vice Edson Néspolo, terão o depósito apenas no quinto dia útil de novembro.
A medida atinge 228 servidores da administração direta — entre CCs, secretários e adjuntos — com valor aproximado de R$ 1,5 milhão, dentro de uma folha total de cerca de R$ 45 milhões referente ao mês de outubro. Não há impacto para os trabalhadores da Codeca, Samae e Fundação de Assistência Social (FAS), que recebem normalmente.
Segundo Grégora, a divisão do pagamento “se deve à insuficiência financeira momentânea” e, por enquanto, o atraso está confirmado apenas para a folha de outubro. Essa é a primeira vez que há atraso no pagamento de comissionados durante o governo Adiló.
Por conta do Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça-feira (28), o pagamento dos efetivos, que ocorreria na sexta (31), foi antecipado para quinta (30), já que a sexta-feira é data de ponto facultativo.